Conheça as novas regras do ENEM

Conheça as novas regras do ENEM

1
Compartilhar

Fonte: Guia do Estudante

A partir de 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá diversas mudanças. O exame não servirá mais para tirar certificação do ensino médio, não aceitará treineiros (estudantes do 1º e 2°ano que fazem a prova como forma de teste) e, também, oferecerá o benefício da isenção de taxa somente por três vezes para um mesmo candidato.

As mudanças realizadas pelo Ministério da Educação tem como objetivo baratear os custos da prova, que chegaram a R$ 650 milhões este ano. O anúncio oficial do novo Enem será feito após a segunda aplicação do exame, que será nos dias 3 e 4 de dezembro.

A prova passará a servir apenas como método de acesso ao ensino superior. Para tirar a certificação do ensino médio, o MEC reativará o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que havia sido substituído pelo Enem há três anos. Das 990 mil pessoas inscritas para esta finalidade no Enem 2016, apenas 7% conseguiu atingir os níveis mínimos para aprovação.

o substituído pelo Enem há três anos. Das 990 mil pessoas inscritas para esta finalidade no Enem 2016, apenas 7% conseguiu atingir os níveis mínimos para aprovação.

Outra medida que as alterações buscam atingir é a redução da taxa de abstenção do exame, que este ano atingiu 30%, número mais alto dos últimos anos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

1 comentário

Deixar uma resposta