Exposição “Tributo ao Mestre Volpe”

60

O Espaço Cultural Leônidas Simonetti apresenta a Exposição “Tributo ao Mestre Volpe” Artista plástico: Gennarini Calabrese.

Aos 70 anos, Gennarino Calabrese (Rino) dedica-se a arte da marchetaria. Muito difundida nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa, a técnica consiste em juntar pequenas peças de madeira sobre uma base e assim, formar uma figura. Parece muito simples, mas na verdade a marchetaria exige mãos habilidosas, além de alguma intimidade com a madeira e muita paciência.

Com as pequenas peças o artista Gennarino faz quadros belíssimos, que deixam transparecer não só o cuidado com quem foram criados, mas também, toda beleza e delicadeza da madeira.

“Acho a madeira o material mais nobre que existe. De qualquer forma que a gente à trabalhe ela sempre nos retribui em beleza.”, declara o artista que teve seu primeiro contato com a técnica por intermédio de seu pai.

Para fazer a marchetaria, são utilizados vários tipos de madeira como marfim, mogno, imbuia entre outras. O primeiro passo é desenhar o motivo que se deseja cortar e daí por diante só mesmo a habilidade, a criatividade e a paciência de cada um é que podem influenciar no resultado final. Os quadros são sua maior prova.

Para se ter ideia de como a busca de um artista pela perfeição de sua obra não tem limites, Gennarino começou seu trabalho em marchetaria com motivo simples, desenhando flores e pássaros. Hoje recria, e não copia, como faz questão de dizer, obras de pintores famosos como Anita Mafatti – Picasso – Di Cavalcanti e Volpi.

“Eu resolvi fazer quadros por ser um trabalho diferente”, diz Gennarino. Habilidoso, revela que trabalhar com a madeira é como um vício que a gente não consegue largar.

Nesta exposição, sob o título de “Tributo ao Mestre Volpi”, Rino faz uma releitura de

14 obras do artista, substituindo as cores das tintas pelas cores da madeira.

Serviço
ESPAÇO CULTURAL LEÔNIDAS SIMONETTI
Piso Térreo da 94FM
Rua Marcos Augusto Genovêz Serra, 3-35 – Bauru – SP
Período: 02 a 30 de junho de 2017
Horário: 2ª a 6ª-feira das 9h as 18h | sábados das 9h a 14h

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here