PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATA

Escrito por em 27 de novembro de 2017

A conquista por antecipação do Corinthians do título brasileiro de 2017 e a grande diferença de pontos entre ele e as outras equipes, revive uma antiga discussão sobre o formato das competições esportivas.

Desde 2003 o Campeonato Brasileiro em suas respectivas séries, A, B e C vem sendo disputado por pontos corridos, com turno e returno. Todos jogam entre si e o clube que somar mais pontos é o campeão.

As outras competições, os campeonatos regionais, as copas diversas, como Copa São Paulo, Copa Nordeste, etc. São sempre jogadas no sistema mata-mata, com jogos eliminatórios e desclassificações sumárias.

No debate entre aqueles que preferem um ou outro sistema, isto é, por pontos corridos ou mata-mata, muitas questões são levantadas. Uns entendem que o mata-mata dá mais emoção com a grande final entre os dois clubes que chegam à liderança.

Tem ainda a questão dos calendários. Se a competição não for curta e ficar se alongando demasiadamente, compromete o desenrolar dos diversos campeonatos, que têm que ser ajustados ainda à Copa Sulamericana, Libertadores, etc.

Há interesses financeiros que também condicionam os modelos de competições, para atender à demanda generalizada de jogos e compromissos, com emissoras de TV e as transmissões dos jogos.

Vamos, por exemplo, pensar aqui no caso do Noroeste, o clube local. Disputa a Série A3 e tem um calendário sumaríssimo, tanto para tentar subir para a Série A2 ou para não ser rebaixado para a Segunda Divisão. Tem mais essa! Este ano tem lamentavelmente algo ainda a prejudicar ainda mais os clubes pequenos: sobem apenas duas equipes e caem seis.

Esta é uma situação constrangedora e fatalista. Utiliza-se o sistema mata-mata e um time como o Noroeste pode parar de jogar precocemente, ficando com um verdadeiro buraco na sua trajetória. Isso vale para o Paulista A1, A2 e A3.

Resumindo. O que pode ser bom agora, pode não ser amanhã. Não há uma opinião segura. Precisa muita reflexão. Há muito mais a se estudar do que simples decisão pelo mata ou pelos pontos corridos.

Corinthians recebe a taça de Campeão Brasileiro 2017. Foto Lucas Figueiredo/CBF



94FM ao vivo

Essa Rádio Pega

Current track
TITLE
ARTIST

Background