Vacinação contra a febre amarela deve ser feita antes do Carnaval

115

Vaccination protection influenza

Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta os foliões que viajarão durante o feriado a se vacinarem contra a febre amarela, caso o destino seja em áreas de risco para a doença.

A vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência à viagem para regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas. Ela pode ser aplicada a partir de nove meses de idade. Para as crianças, é necessária uma dose de reforço aos quatro anos. Adultos e crianças com idade superior a cinco anos já vacinados também precisam tomar um reforço único, dez anos após a primeira dose.

No Estado de São Paulo, a vacina está indicada para moradores de 455 cidades.
Esses municípios estão situados no território abrangido por regiões: Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte de Sorocaba.

A vacina contra a febre amarela é elaborada com o vírus vivo atenuado e tem eficácia superior a 90%.

“É importante destacar que a vacina está indicada apenas para quem precisa, ou seja, quem mora ou vai se deslocar para as áreas de risco”, orienta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here