22 de Setembro. A Primavera e o Rio Tietê

Por on 21 de setembro de 2018

Além da chegada da primavera neste sábado, 22 de setembro, o calendário paulista também marca as comemorações do Dia do Tietê. A palavra comemoração neste caso pode ser mais uma força de expressão do que propriamente comemorar alguma coisa efetivamente. O que tem ocorrido nos últimos anos nesta data é muito mais um momento importante para se denunciar todos os problemas que ainda afligem o mais importante rio do estado de São Paulo.

Uma das principais reivindicações das ONGs que lutam pelo Tietê nos últimos anos é que a fiscalização por parte do governo do estado seja mais efetiva, sobretudo quando se trata do despejo de efluentes industrias, o uso de fertilizantes na agricultura e a grande quantidade de esgoto doméstico que ainda é recebido nas águas do Tietê.

Ainda há caminhões que na calada da noite se embrenham nas margens do rio para descartar de maneira criminosa materiais extremamente poluentes. Administrações públicas incompetentes que não conseguem fazer o mínimo para tratar o esgoto de suas cidades e concorrem para manter o rio com baixos níveis de oxigenação em vários pontos.

Embora tenhamos um Tietê em melhores condições aqui no interior, traços de fósforo e nitrogênio encontrados nos lagos das barragens e a proliferação de plantas aquáticas levaram a Justiça de Lins a determinar prazo de 1 ano para que o Governo do Estado, a Cetesb e a AES Tietê apresentem providências para reduzir os níveis de poluição encontrados.

A determinação é recebida como uma boa notícia pois trata-se de uma constatação que vem sendo feita por ONGs e ambientalistas a muito tempo. O fato de estar em melhores condições no interior em relação à capital não livra o médio e baixo tietê da poluição. Cabe à justiça cobrar os responsáveis como está fazendo agora, acatando ação movida pelo MP de Lins. E que esse exemplo seja seguido por outras cidades e regiões. Só assim poderemos ter um Rio Tietê verdadeiramente vivo em todos os seus 1.136 km. Oremos.

Rio Tietê em Prapora do Bom Jesus. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background