8 mulheres disputam como vice ao governo do Estado de São Paulo

Por on 16 de agosto de 2018

A disputa ao governo de São Paulo em 2018 terá oito mulheres candidatas a vice do total de 12 candidatos. Mas, para o cargo principal, apenas uma mulher concorre ao comando do estado: é Lisete Arelaro, do PSOL.

O número é bem mais significativo do que em 2014, que teve apenas duas vices do total de nove candidaturas, e nenhuma mulher como cabeça de chapa. Na eleição passada, as vices mulheres eram 22% do total, contra 66% neste ano, ou seja, o triplo.

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os partidos devem repassar 30% dos recursos fundo eleitoral – que chega a R$1,07 bilhão para candidaturas de mulheres. Os 30% também valem para o tempo de TV e para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Para a cientista política Maria do Socorro Braga, da Ufscar – Universidade Federal de São Paulo essa decisão é um dos fatores que levou ao maior numero de vices mulheres.

Entre as oito candidatas a vice, três são policiais militares, duas são professoras, uma é psicóloga, uma é bancária aposentada e uma é sindicalista.

Foto: O Livre


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background