Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Imagens de uma galáxia a 14 milhões de anos-luz de distância da Terra foram capturadas pela equipe do Observatório de Astronomia da Unesp Bauru. O registro foi feito na madrugada do último dia 25, no Museu do Café, em Piratininga.
O responsável pelas astrofotografias e monitor no Observatório, Guilherme Albuquerque Bellini, explica que essas fotos foram tiradas de um passado remoto da Galáxia Centaurus A, já que a luz emitida por ela demora 14 milhões de anos para chegar nas lentes de um telescópio.
Segundo o astrônomo, devido à distância que a luz deve atravessar para chegar na Terra, torna impossível saber a aparência desta galáxia em tempo real.
De acordo com o Observatório, a Centaurus A é, na realidade, o que se chama de radiogaláxia, devido à existência de um buraco negro supermassivo em seu centro que absorve estrelas e matéria constantemente, o que provoca a forte emissão de ondas de rádio. Estudos indicam que essa galáxia é o resultado de uma “colisão” entre duas pequenas galáxias.
As imagens capturadas estão disponíveis no site do Observatório: fc.unesp.br/observatorio.