A ética está em desuso?

Por on 20 de fevereiro de 2020

Vindo do grego ethos que significa caráter, disposição, costume, hábito, é considerada sinônima de moral, a ética está em desuso?

Em tempos de redes sociais em que o chamado fake News corre solto, tendo pessoas tendenciosas e até despreparadas ocupando posições importantes, a impressão é que para defender suas ideias algumas pessoas simplesmente rasgaram a cartilha que norteia o bom comportamento na sociedade.

A falta de ética vem de todos os campos. Do “furo” do Presidente, passando pelos “parasitas” do ministro da Economia, indo até a as bravatas do ex-Presidente e condenado pela justiça Lula, até pessoas que para fazerem valer suas ideias destroem biografias de pessoas públicas e privadas.

O que está acontecendo? Será que aqueles que deixaram a ética de lado, perderam por completo a noção que a vida em sociedade exige respeito, e que em uma democracia é possível praticar o contraditório? Por que estas pessoas não ficam no campo das ideias em vez de ataques pessoais?

Talvez a resposta esteja na falta de conhecimento e baixo repertório. Nestes casos é mais fácil atacar o mensageiro do que discutir o conteúdo da mensagem. O debate fica raso, e neste nível podem surgir aqueles que, por também pensarem de maneira rasa, aplaudem, mas no fundo, praticam um populismo condenável.

Uma sociedade somente será madura e poderá ser chamada de nação, quando o respeito ao próximo estiver acima dos interesses pessoais e de poder. Para que não ocorra total perda de controle, e os abusos terem que ser decididos na justiça, pratiquemos o sendo crítico, e evitemos pessoas não éticas, e até tóxicas.

Para muitos desses vale a velha a frase “quer conhecer verdadeiramente uma pessoa? Dê-lhe poder”. Isso vale para todos os setores da sociedade. Continuo a indagar: a ética está em desuso? Espero que não.

Foto: Reprodução/mundook


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background