Planador cai na região do Ipmet e pilotos conseguem se salvar

Escrito por em 10/03/2020

Um planador caiu na tarde desta terça-feira, em uma estrada de terra que fica próxima ao IPMet da Unesp, em Bauru. Os dois ocupantes conseguiram se salvar pulando de paraquedas. Eles estavam conscientes, mas um deles foi socorrido pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto Socorro Central com lesões na perna. O outro ocupante não precisou de atendimento. Os nomes e as idades dos mesmos não foram informados. Algumas testemunhas que estavam próximas ao ocorrido conversaram com a reportagem da 94fm. É o caso de Maria José, que presenciou a queda do planador. Ela é pedreira e conta que trabalhava, levando um grande susto:

De acordo com o tenente Eduardo Rezende, da Polícia Militar, durante o voo uma das asas se desprendeu o que ocasionou o acidente.

Equipes de resgate e investigação, como Corpo de Bombeiros, Polícia Cientifica, Polícia Militar, Polícia Civil e representantes do Aeroclube estavam no local do acidente. O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai averiguar as causas do acidente. O planador é do modelo Laister Kauffman, prefixo PT-PAZ, fabricado em 1945.

Em nota, O Aeroclube de Bauru informou: ” No dia 10/03/2020, por volta das 14:15h, durante atividade de operação de planadores, uma de suas aeronaves sofreu queda sendo que os dois pilotos que a tripulavam, seguindo os procedimentos de segurança, dela saltaram, utilizando o equipamento paraquedas obrigatório, antes que referido planador atingisse o solo. Os pilotos foram socorridos e não sofreram ferimentos, apenas escoriações leves, durante a aterrisagem com o paraquedas. O Aeroclube prestou, e continua prestando, toda assistência aos referidos pilotos. A Força Aérea Brasileira (CENIPA) foi devidamente acionada pelo Aeroclube e uma equipe está se deslocando para o local do acidente, a fim de iniciar os procedimentos de investigação conforme os protocolos internacionais da aviação civil. Finalizando, o Aeroclube de Bauru informa que o planador e todos os seus equipamentos obrigatórios estavam com sua manutenção em dia, assim como sua respectiva documentação de aeronavegabilidade. O Aeroclube de Bauru, entidade de utilidade pública federal e municipal, nos seus mais de 80 anos, sempre primou pela excelência de seu corpo de instrutores e pela segurança nas operações de suas aeronaves, motivo pelo qual o alto padrão de seus cursos de formação de pilotos é reconhecido tanto pela aviação civil brasileira, quanto por diversos países”.

Foto: Mayara Luna/ 94FM

Foto: Mayara Luna/ 94FM

Foto: Mayara Luna/ 94FM

Foto: Mayara Luna/ 94FM


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]