Banda e Orquestra Sinfônica Municipais de Bauru mantém suas atividades online

Escrito por em 30/08/2020

Com as aulas presenciais interrompidas desde março, a Banda e a Orquestra Sinfônica Municipais de Bauru têm se organizado para manter a realização das aulas de forma online. Como explica o regente da Banda, Devanildo Aparecido Balmant, o objetivo é não perder o contato com o aluno e fazer com que o estudante não perca o contato com o instrumento, que precisa de prática frequente.

Mas a transição não foi feita sem desafios. O professor de trompa dos projetos, Joelso Rodrigues Vieira Júnior, conta que, no início, alguns alunos que não tinham acesso à internet ou aparelho com capacidade para realizar as chamadas por vídeo tiveram que buscar soluções para continuar frequentando as aulas, enquanto os professores tiveram que encontrar maneiras para manter o entusiasmo dos estudantes mesmo à distância. “Está sendo uma experiência desafiadora para todos nós programar aulas, manter os alunos animados mesmo à distância e sempre ter coisas novas. Sempre pedimos feedbacks deles para saber como estão as atividades, e trabalhamos com todos os educadores junto com o maestro Deva pra elaborar as atividades e as rotinas”, explica o professor.

Uma das estratégias utilizadas foi a criação de “campanhas”, em que os alunos recebem semanalmente a tarefa de realizar pesquisas sobre temas determinados e exercícios técnicos de seus instrumentos, que são gravados em vídeos, assim como as práticas em conjunto, que também foram adaptadas para realização à distância. Além das aulas e de receberem as partituras digitalizadas, os estudantes da Banda têm tido palestras com profissionais da música e puderam tocar com a banda Calibrados, de Bauru, e com o acompanhamento de cantores, enquanto alunos da orquestra gravaram composições como a música “Luiza”, de Tom Jobim.

As apresentações, que antes eram feitas nos palcos, também têm sido feitas no meio virtual. O público pode acompanhar o trabalho dos projetos por meio das redes sociais. A Banda está no Facebook como Banda Sinfônica Municipal de Bauru, no Instagram e no Youtube com o mesmo nome. A Orquestra pode ser encontrada no Facebook como Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru, e no Instagram com o mesmo nome.

Sobre os projetos

A Banda e a Orquestra sinfônica são projetos permanentes mantidos pela Prefeitura Municipal de Bauru. A Orquestra foi fundada em 2004 e atende aproximadamente 70 jovens estudantes, com idade entre 11 e 25 anos, que recebem bolsas para se dedicarem ao estudo musical. Em 16 anos de existência, a Orquestra já realizou mais de mil apresentações públicas e está sob a regência de Paulo Marcos Gomes Pereira. A Banda, regida por Devanildo Aparecido Balmant, foi criada em 2002, é formada por jovens estudantes a partir dos 11 anos e completa em setembro 18 anos de funcionamento, tendo construído um repertório que contempla músicas eruditas, clássicas, folclóricas, populares e trilhas de filmes. Os projetos proporcionam aos jovens, além dos estudos musicais, discussões sobre temas de relevância social.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]