Banda e Orquestra Sinfônica têm nova sede

Escrito por em 16/12/2020

Em cerimônia nesta quarta-feira (16), a Banda e a Orquestra Sinfônica de Bauru inauguraram uma nova sede para realização de ensaios, aulas e atividades dos dois projetos da Secretaria de Cultura. O espaço fica na rua Saint Martin, nº15-41, no Centro.

Participaram da inauguração o Prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, e dos secretários da Cultura, Luiz Ricardo Ferreira, do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, e o presidente do DAE, Eliseu Areco. Participou também a madrinha da Banda Sinfônica, maestrina Sonia Berriel, além dos maestros Devanildo Balmant, Paulo Gomes e da diretora Minae Shirosaki.

Os integrantes da Banda e da Orquestra realizavam os ensaios no prédio da antiga Estação Ferroviária, mas precisaram mudar por comprometimentos na estrutura do local e por recomendação da Defesa Civil. “A nova sede já era um sonho antigo. Os alunos já não poderiam continuar na Estação e permanecer em estado de vulnerabilidade. Por isso procuramos um novo local que atendesse todas as nossas necessidades”, explica o secretário de cultura, Luiz Ricardo Ferreira.

O maestro Devanildo Aparecido Balmant comenta que, por conta do cenário de pandemia, a ocupação ainda não foi integral, mas algumas atividades com poucos alunos, como avaliações e organizações do espaço já foram feitas na nova sede, seguindo protocolos de higiene e distanciamento. Ele comenta ainda que, com uma pequena remodelagem, o novo espaço poderá acomodar os ensaios e que a mudança foi uma alegria. “Os meninos e eu estamos bem ansiosos para que dê tudo certo e a gente consiga voltar o mais rápido possível”, conta o maestro.

Durante a cerimônia, o secretario de Cultura anunciou a doação de um ônibus e um caminhão para a Banda e a Orquestra. Eles foram doados pela Secretaria Municipal de Educação e estarão à disposição para o transporte dos alunos e instrumentos.

O Prefeito Gazzetta falou durante o evento da importância de um espaço amplo e adequado para a realização de aulas da Banda e a Orquestra e destacou que o município já finalizou os projetos para a construção de uma sede própria, e que será incluída nas obras de reforma da Estação Ferroviária.

“Os projetos para a reforma da Estação Ferroviária já estão prontos e há uma reserva orçamentária para a realização desse sonho, com a inclusão de um novo espaço para a sede da Banda e da Orquestra, além da construção da nova creche do Centro, na Machado de Mello, em um projeto arquitetônico belíssimo e que revitalizará todo o entorno. O valor já está reservado e são R$ 19 milhões no total, sendo R$ 5 milhões para a Reforma da Estação”, anunciou o prefeito Gazzetta.

Sobre a Banda e a Orquestra

A Banda e a Orquestra sinfônica são projetos permanentes mantidos pela Prefeitura Municipal de Bauru. A Orquestra foi fundada em 2004 e atende jovens estudantes, com idade entre 11 e 25 anos, que recebem bolsas para se dedicarem ao estudo musical. Em 16 anos de existência, a Orquestra já realizou mais de mil apresentações públicas e está sob a regência de Paulo Marcos Gomes Pereira. A Banda, regida por Devanildo Aparecido Balmant, foi criada em 2002, é formada por jovens estudantes a partir dos 11 anos e tem um repertório que contempla músicas eruditas, clássicas, folclóricas, populares e trilhas de filmes.


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]