Banda Sinfônica completa 17 anos com concerto no Teatro Municipal

Por on 27 de outubro de 2019

A Banda Sinfônica Municipal de Bauru, mantida pela Secretaria de Cultura, está completando 17 anos de atividades na cidade. Para celebrar os anos de ensino, prática musical e apresentações, um concerto de aniversário será realizado no dia 30 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal.

A entrada é gratuita, mas pede-se a doação voluntária de 1Kg de alimento não-perecível, dentro da validade, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. Pra quem quiser prestigiar a apresentação é necessário chegar com antecedência, pois os ingressos serão distribuídos a partir das 19h.

A Banda Sinfônica é formada por jovens com idade a partir de 11 anos, que cumprem, obrigatoriamente, uma agenda de estudos de teoria musical e de estudos práticos com os instrumentos, durante os ensaios na Estação Ferroviária. Nesses anos de existência, centenas de jovens passaram pela corporação, e tiveram a oportunidade de tocar e aprimorar a técnica musical com os regentes titulares da Banda, além de maestros convidados como Marcos Sadao, Roberto Sion e João Carlos Martins.

Criada pela lei n° 4.861, de 02/07/2002, no início de sua formação a Banda ainda não contava com alunos com conhecimento para realizar um concerto, o que só aconteceu posteriormente. Hoje os alunos possuem uma base teórica sedimentada, já que cumprem uma rotina diária de ensaios, custeados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma bolsa de estudo mensal.

De acordo com a Agente Cultural Cristina Minae Shirosaki de Souza, “quando a Banda foi criada, havia poucas formações no formato de sinfônica, a maioria eram bandas marciais. A Banda era formada em sua maioria por crianças com quase nenhum conhecimento musical, por isso foi necessário aplicar um curso preparatório”.

Desde 2018 a Banda é regida por Devanildo Balmant. Apesar de assumir a regência no ano passado, ele participa da Banda desde 2002 e, nesse tempo, já foi líder e professor de metais, como também regente de várias orquestras em escolas e igrejas, como o Grupo de Referência (sopro e percussão) do Projeto Guri de Bauru.

Devanildo Balmant é graduado em Educação Musical, pela Universidade do Sagrado Coração e em Trompete Erudito pelo Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Ele também já participou de vários cursos de capacitação como Curso de Regência Orquestral, pelo conservatório de Tatuí e Festival Internacional de Poços de Caldas fazendo aulas com o Maestro Jean Reis.

Repertório
Candide Overture – Leonard Bernstein
Primavera Beautiful Mountain Winds – Satoshi Yagisawa
Pictures at an Exhibition (Quadros de uma exposição) – Modest Mussorgsky

Serviço
Concerto de aniversário da Banda Sinfônica Municipal
30 de outubro, 20h
Local: Teatro Municipal de Bauru
Retirada de ingresso a partir das 19h.
Doação voluntária de 1kg de alimento não-perecível, dentro da validade

Crédito: Divulgação


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background