Bauru inicia vacinação da Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidade

Escrito por em 18/08/2021

A Secretaria de Saúde vai liberar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 que possuem comorbidade, deficiência permanente, gestantes e puérperas, a partir desta quinta-feira (19). A vacinação para adolescentes começou nesta quarta-feira, para aqueles com 16 e 17 anos.

A aplicação da vacina vai ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jussara/Celina, Chapadão/Mendonça, Bela Vista e Redentor. Antes, é obrigatório o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site.

Para prosseguir com o agendamento, liberado na tarde desta quarta-feira, a pessoa entre 12 e 17 anos deverá obrigatoriamente assinalar comorbidade, e dentro do campo de comorbidade deverá assinalar Gestante Adolescente, Puérpera Adolescente, Deficiente ou alguma doença em tratamento, e deverá comprovar esta condição na unidade de saúde para receber a vacina, como laudo ou receita médica. No caso das gestantes, deve ser apresentado o cartão da gestante, e as puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança.

Além das quatro unidades com agendamento, a Secretaria de Saúde também vai disponibilizar a vacina nas Unidades de Saúde da Família (USF) Nova Bauru, 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima, Santa Edwirges, Vila São Paulo, Pousada da Esperança e Vila Dutra e a UBS do Distrito de Tibiriçá sem agendamento para os adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidade, deficiência permanente, gestante ou puérpera que moram nestas áreas.

A pasta destaca, no entanto, que somente os moradores das áreas que pertencem a essas unidades poderão receber a vacina sem a necessidade de agendamento. As equipes de saúde da família já estão entrando em contato com os adolescentes que passam por acompanhamento nas unidades, e aqueles que moram nessas áreas mas não possuem cadastro nas USFs ou na UBS do Distrito de Tibiriçá podem entrar em contato com a unidade mais perto para receber informações sobre a vacinação.

DOCUMENTOS

A pessoa que vai tomar a vacina deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e ainda o termo de autorização assinado por um responsável legal. O termo está disponível no site da prefeitura, no ícone de agendamento da vacina, e todos os adolescentes que vão tomar a vacina devem imprimir e preencher o termo, com a assinatura de um dos pais ou responsáveis, conforme determina a nota técnica do Estado para a vacinação nesta faixa de idade.

O documento está disponível no site da Prefeitura de Bauru, no link https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403, no final da página, onde também está a relação de comorbidades. O mesmo também está disponível em anexo no site da prefeitura no final desta matéria. Sem este documento devidamente preenchido e assinado por um responsável legal com mais de 18 anos, o adolescente não poderá tomar a vacina.

Para os demais adolescentes, a vacinação ocorrerá a partir das seguintes datas, que estão sujeitas a alterações conforme a entrega de doses feitas pela União e Estado.

30/08 – Adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade

06/09 – Adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]