Bauru participa da 9ª Virada Inclusiva com uma série de eventos

Por on 30 de novembro de 2018

Tem início neste próximo sábado (01) a 9ª edição da Virada Inclusiva, evento promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Com o tema “Participação Plena”, a Virada Inclusiva celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro.

O objetivo da Virada Inclusiva, realizada simultaneamente em várias cidades do Estado de São Paulo, é possibilitar que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, metrô e outros espaços.

A data 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998 com objetivo de gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades. Segundo a ONU, aproximadamente 10% da população mundial vive com algum tipo de deficiência física ou mental. Deste total, cerca de 80% moram em países em desenvolvimento.No Brasil, de acordo com dados do censo do IBGE 2010, existem 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 24% da população total.

A programação da Virada Inclusiva em Bauru abre no sábado (01), às 15h, no Senac Bauru, com um ensaio aberto do Coral de Libras da Associação dos Surdos de Bauru e Região (Asba), em parceria com o Senac. Durante o ensaio, o Coral vai mostrar interpretações de canções populares brasileiras como forma de divulgar o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No domingo (02), a Virada Inclusiva terá a “Apae Happy Run”, no Bauru Shopping, com corrida e caminhada acessíveis, em dois horários: 8h para os adultos e 9h30 para as crianças. Inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site www.lifesport.com.br. Outras informações pelo Whatsapp (14) 99709-1033. A renda arrecadada com as inscrições será revertida para a Apae Bauru.

Encerrando a programação, na segunda-feira (03), a Secretaria Municipal de Cultura realiza uma tarde de atividades artísticas no Auditório da OAB Bauru. Começa às 14h com a exibição de curtas-metragens adaptados para surdos e cegos. Às 14h15, será apresentado o radiodrama, uma peça teatral do Lar Escola Santa Luzia adaptada pela Biblioteca Falada da Unesp Bauru.

Às 14h40, o grupo Olhos Dançantes, também do Lar Escola Santa Luzia, faz uma apresentação de dança com audiodescrição.O evento se encerra com a apresentação do Coral de Libras da Asba às 15h.

Confira a programação:

Dia: 01/12 (sábado)
Horário: 15h
Local: Senac Bauru – av. Nações Unidas, 10-22.
Grátis
Classificação: livre

Dia: 02/12 (domingo)
Horário: 8h e 9h30
Local: Bauru Shopping – rua Henrique Savi, 15-55

Inscrições: R$ 30,00 a R$ 80,00

Classificação: livre

Dia: 03/12 (segunda)
Horários:

14h – Exibição de curtas adaptados

14h15 – Radiodrama

14h40 – Dança com grupo do Lar Santa Luzia

15h – Coral de Libras da Asba
Local: Auditório da OAB Bauru – av. Nações Unidas, 30-30

Grátis

Classificação: livre

Foto: Divulgação


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background