Bauru participa da Semana Nacional dos Museus

Por on 15 de maio de 2019

O Dia Internacional dos museus é celebrado em todo o mundo nesta sexta-feira, 18 de maio. A Semana vai discutir a preservação dos Patrimônios Históricos e Culturais da cidade. As atividades vão acontecer nesta sexta-feira e no sábado, organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

A semana é importante porque visa conscientizar as pessoas sobre a preservação dos museus e incentivar a aproximação da população com o patrimônio. Segundo Fabiana Ferreira Rocha, historiadora e servidora do Museu Ferroviário, a proposta neste ano é conversar sobre o tema conservação de patrimônio e problematizar o assunto. Já o secretário e Cultura, Rick Ferreira diz que o objetivo é discutir a importância da educação patrimonial e como podemos promover ações de conscientização dos nossos bens históricos.

Bauru conta com quatro museus: Ferroviário Regional, o Museu Histórico Municipal, a Pinacoteca Municipal e o Museu da Imagem e do Som. Abertura da semana será com o Seminário de Conceitos e Olhares sobre o Patrimônio, no auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru, que fica na rua Primeiro de Agosto quadra 1.

O Seminário conta com a abertura e mediação da Museóloga Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa e a participação da Profª Kelly Magalhães, da Faac/Unesp; do escritor Luís Paulo Domingues, que é autor do livro “Sonâmbulos Dotados de Visão: a Bauru antes de ser Bauru”; da museóloga Dra. Susana Costa; do Diretor da Divisão Técnica do Museu Ferroviário, Alex Sanches; e da historiadora Fabiana Ferreira Rocha.

No sábado (18), será realizado o “Caminhando Pela História”, uma visita monitorada pelos principais Patrimônios Históricos e Culturais da região central de Bauru. O itinerário começa na Praça Rui Barbosa e passa pelo Automóvel Clube, Pinacoteca Municipal, Casa Lusitana, Calçadão da Batista de Carvalho, Estação Ferroviária, Praça Machado de Mello, e termina na “Praça Kaingang” do Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 17/5
1º Seminário de Conceitos e Olhares sobre o Patrimônio: Paisagens, Tradições e Ferrovia
Local: Auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru
Rua Primeiro de Agosto 1-36

9h – Abertura – Mediação da Museóloga Esp. Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa
9h20 – Fala do Diretor da Divisão Técnica Alex Sanches
9h40 – Profa. Dra. Kelly Magalhães –O território ferroviário, sua paisagem e tradições (FAAC / UNESP)
10h – Historiadora Esp. Fabiana Ferreira Rocha – Patrimônios Possíveis: Estudos de caso na preservação de patrimônios imóveis
10h20 Luís Paulo Domingues, autor do livro “Sonâmbulos Dotados de Visão: a Bauru antes de ser Bauru”
10h40 Museóloga Dra. Susana Costa – Política de Acervos em Instituições Museológicas
11h Abertura para debates e perguntas

Sábado, 18/5
“Caminhando pela História”
Caminhada monitorada pelos principais Patrimônios Históricos e
Culturais da região central de Bauru
Horário: 8h30min
Local de saída: Coreto da Praça Rui Barbosa – Centro


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background