Bauru tem novo Ambulatório Municipal de Fisioterapia

Por on 16 de novembro de 2019

O prefeito Gazzetta inaugurou nesta quinta-feira (14) o Ambulatório Municipal de Fisioterapia. A nova unidade gerida pela Secretaria Municipal de Saúde conta com equipamentos modernos e profissionais de fisioterapia para oferecer atendimento em reabilitação a crianças, adultos e idosos.

O Ambulatório foi instalado em prédio anexo ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com acesso pela avenida Nações Unidas, 26-80.

Dividido em duas alas, ocupa uma antiga sala para fisioterapia e uma sala de reuniões. O espaço foi revitalizado e recebeu adequações para melhorar o atendimento, como novos equipamentos, novo mobiliário e climatização.

Quatro fisioterapeutas e equipe de apoio, como recepcionista, auxiliar administrativo e servente de limpeza foram contratados pela Prefeitura. Estudantes de Fisioterapia também vão auxiliar como estagiários. A capacidade é de realizar, em média, 600 atendimentos por mês.

Entre os recursos de reabilitação, a unidade conta com equipamentos de ondas-curtas, ultrassom, TENs (neuroestimulação elétrica transcutânea), laser, infravermelho, bastões, jogo de halter, jogo de digiflex para exercício das mãos, rampa, escada de treino de marcha, bolas, cama elástica, arco flexor, bolas para treino de coordenação motora, prancha de equilíbrio e cicloergômetro. Conta ainda com serviço de cadeira-de-rodas motorizada para facilitar acesso de pacientes com dificuldades de mobilidade.

O Ambulatório também prestará atendimento em neuropediatria. Foram adquiridos dois equipamentos para a técnica PediaSuit, indicada para distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atrasos de desenvolvimento, lesões cerebrais traumáticas, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e/ou cognitivas de uma criança. São utilizados para isso órtese corporal leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica, composta por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado e tracionadores emborrachados. O equipamento possui ganchos plásticos que fixam estes tracionadores, projetados para produzir tensão semelhante à produzida pelo alongamento e encurtamento de músculos.

O atendimento em neuropediatria vai reduzir as demandas judiciais nos casos de pacientes indicados para terapias não convencionais. Até então, o Município contratava serviços de terceiros para garantir atendimento.

O Ambulatório de Fisioterapia é o primeiro serviço municipal, ligado à administração direta, para pacientes que não se enquadram nos atendimentos da Rede Centro de Referência (CER) e que aguardavam vaga para realização de reabilitação. O serviço também atenderá pacientes encaminhados pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME-Bauru), Hospital de Base e Rede Básica de Saúde e ainda a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitem de procedimentos de média complexidade, com profissionais especializados e recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico.

Gazzetta disse que a inauguração do Ambulatório é mais uma ação da Prefeitura cumprindo o compromisso com a população. “Desde o primeiro dia deste mandato, o nosso objetivo é cuidar das pessoas. Os municípios têm recebido menos repasses dos Governos Federal e Estadual, por isso, é importante estabelecermos prioridades, e, em Bauru, a saúde sempre foi prioridade”, pontuou.

Além do prefeito, participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito, Toninho Gimenez, o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Mário Ramos, representando o secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin, a chefe de gabinete, Majô Jandreice, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, Lázara Gazzetta, os secretários Sidnei Rodrigues (Obras), Etelvino Zacarias (Administrações Regionais), Levi Momesso (Agricultura), Airton Martinez (Meio Ambiente) e a diretora da Sebes Maria Cristina Salles, representando o secretário José Carlos Fernandes. Também estiveram os diretores da Secretaria de Saúde Paulo Carlotto e Lucila Bacci e o diretor da Franzolin Engenharia, Luiz Franzolin. Os vereadores Natalino da Silva, Pastor Luiz e Fábio Manfrinato representaram a Câmara Municipal.

A Cerimônia reuniu membros do Conselho Intersindical de Saúde do Trabalhador e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – entidades gestoras do Cerest. Também estiveram membros do Conselho Gestor do Ambulatório Municipal de Fisioterapia, do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Gestor de Saúde da Pousada II, da Fundação Estadual de Saúde, representantes do Hospital de Base e da UniSagrado, servidores da Saúde e membros da comunidade.

A readequação dos espaços já existentes para a instalação do Ambulatório Municipal de Fisioterapia foi viabilizada com a parceria da construtora Franzolin Engenharia. Equipamentos e mobiliário vieram com recursos de contrapartida e Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) por parte da MRV Construtora, Vita Engenharia, Confiança Supermercados e Uninove, totalizando cerca de R$ 220 mil em investimentos.

Cerest “David Capistrano”

O Cerest “David Capistrano da Costa Filho” atua na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho com cursos, capacitações e atendimentos ao público. O prédio, que tem acesso pela rua Henrique Savi, 2-85, recebeu nova pintura, novo mobiliário e paisagismo. A revitalização foi realizada com mão de obra própria da Secretaria Municipal de Obras.

Durante a cerimônia de entrega, foi exibido um documentário sobre a vida e o legado de Capistrano, secretário municipal de Saúde à época da inauguração do Cerest, na década de 1980. Capistrano faleceu e 2000 e o Cerest foi batizado com seu nome em 2008. O saguão do Centro de Referência ganhou um memorial com um painel de fotos de momentos da vida pública de Capistrano.

O Centro de Referência atende trabalhadores com qualquer tipo de vínculo empregatício referenciados por um serviço de saúde, com breve histórico, resultado de investigações já feitas (com ou sem exames complementares), hipótese diagnóstica e motivo do encaminhamento. Os agendamentos são feitos via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde Cross).

O Cerest Bauru é referência para três das cinco regiões abrangidas pelo Departamento Regional de Saúde 6 (Bauru, Jaú e Lins), abrangendo – 38 municípios, fornecendo apoio técnico para execução de ações através dos articuladores municipais de Saúde do Trabalhador, indicados pelos gestores dos municípios da região.

Crédito: Prefeitura de Bauru/Nayara Campos/Divulgação


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background