CAIU A FICHA

Por on 25 de março de 2019

Há tempos venho criticando os formatos dos campeonatos patrocinados pelas entidades esportivas brasileiras. Um deles é o saudoso Campeonato Paulista.

O dinheiro e a ganância foram sucumbindo as sensacionais competições do nosso futebol. Era extremamente gratificante a participação dos clubes do Interior, que brigavam arduamente para fazer boa figura diante dos grandes.

Eram campeonatos mais longos com mais de 20 clubes, numa verdadeira festa futebolística. Craques e mais craques sobravam ao longo das partidas.

Nem vou listar os grandes jogadores que surgiram à época e muitos que migraram para grandes equipes. Só para exemplificar, Sócrates que era do Botafogo de Ribeirão, foi para o Corinthians, um Careca que do Guarani foi para o São Paulo e assim outras dezenas e dezenas de super craques. Dava gosto acompanhar o futebol brasileiro.

Por quê chamo atenção desse “flashback”? Porque estão chamando o Paulistão de Paulistinha. Eu já havia escrito em colunas passadas neste site exatamente esse título: “Paulistão…Paulistinha”.

É no que se transformou nosso saudoso Campeonato Paulista de Futebol. Para os clubes em geral, não apenas os pequenos, mas os “grandes(?)” também. Hoje temos um bando de timecos, com jogadores que não seriam titulares em nenhum clube do Interior daquela época.

Já enxergávamos há alguns anos essa derrocada em nosso futebol. Não apenas paulista, mas nacional. Basta ver a seleção brasileira de Tite, empatando com o Panamá (socorro!!!).

Agora a meta é grana e muita grana. Futebol de qualidade não existe mais no Brasil. Agora são barbichas, tatuagens, camisetas reluzentes e justinhas, chuteirinhas alaranjada, redes sociais e futebol de terceira. Viva o Paulistinha!

Marcado como

Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background