CCZ flagra caso de maus tratos contra cães no Núcleo Habitacional José Regino

Escrito por em 31/03/2022

A Prefeitura de Bauru, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), registrou, na última semana, um caso de maus tratos contra nove cães, no Núcleo Habitacional José Regino, em Bauru.

Segundo informações, na residência, encontravam-se 3 cachorros adultos e 6 filhotes, sendo que um filhote já estava morto quando a equipe chegou ao local e um adulto faleceu mesmo após ser socorrido e levado ao CCZ.

O tutor dos animais informou que não os alimentava, pois não tinha intenção de continuar com os cachorros, já que a responsável por eles era a sogra do tutor, que havia falecido há cerca de quatro meses e morava na casa onde, atualmente, ele mora. Outro cão, considerado ‘de raça’, convivia no mesmo ambiente e era bem cuidado.

“O rapaz não queria continuar com os animais e diz que tentou doá-los, mas, como não conseguiu, os deixou para morrer. A denúncia foi feita após alguns vizinhos escutarem os bichinhos chorarem sem parar, provavelmente de fome. Porque a fome dói”, relata uma funcionária do CCZ.

O tutor foi autuado por maus tratos pela fiscalização no dia 24 de março de 2022 e tem 15 dias para apresentar a defesa. Após isso, a defesa será julgada e será estipulado o valor da multa. Também foi realizado um Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar e aberto inquérito na Delegacia do Meio Ambiente.

Os animais foram recolhidos pelo CCZ e irão receber todo o cuidado e tratamento adequados. Depois, serão disponibilizados para adoção, por uma família responsável e disposta a oferecer muito amor para os bichinhos.

A Prefeitura reitera que maus-tratos contra os animais é crime e, de acordo com o parágrafo 1º-A do Art. 32 da Lei 9.605/1998, introduzido pela Lei 14.064/2020, a quem “praticar o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, cabe-se pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Como denunciar

Caso você saiba ou presencie algum caso de maus tratos contra os animais, denuncie por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone (14) 3235-1156 ou pelo e-mail [email protected] A denúncia também pode ser realizada diretamente no CCZ, através dos telefones (14) 3103-8050 e (14) 3103-8059 ou pelo e-mail [email protected] A multa para casos de maus tratos pode variar de R$194,64 até R$7.396,17.

Leia mais

  • MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DEVEM SER DENUNCIADOS AO CCZ
  • POLÍCIA AMBIENTAL DESMANTELA RINHA COM 200 GALOS EM AVAÍ

  • Opnião dos Leitores

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



    [Nenhuma estação de rádio na Base de dados]