Cetesb realiza operação ‘fumaça preta’ em todo o Estado, nesta terça-feira

Escrito por em 09/08/2021

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo dá sequência nesta terça-feira, às ações da Operação Inverno 2021, com um megacomando de fiscalização de emissão excessiva de fumaça preta pelos veículos a diesel.

Serão 42 pontos de fiscalização nas principais rodovias do estado e avenidas da capital, envolvendo, além dos técnicos da agência ambiental paulista, pessoal das Polícias Militar Ambiental e Rodoviárias estadual e federal.

Os caminhões que estiverem circulando emitindo fumaça preta acima dos padrões legais permitidos serão autuados. A multa básica é de 60 UFESPs (equivalente em 2021 a R$ 1.745,40). Para a constatação da emissão excessiva, serão utilizados a Escala de Ringelmann, uma escala gráfica para avaliação colorimétrica visual.

Segundo a CETESB, o objetivo da operação de fiscalização, é de melhorar a qualidade do ar e evitar episódios críticos de poluição. Na região de Bauru, três pontos foram selecionados para a fiscalização. Os locais só serão divulgados quando do início da operação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]