Com a presença de ministro, Residencial Manacás é inaugurado em Bauru

Escrito por em 24/07/2021

A Prefeitura de Bauru e o Ministério do Desenvolvimento Regional inauguraram o Residencial Manacás na manhã deste sábado (24). O residencial possui 288 apartamentos, destinados a famílias de baixa renda. Parte das famílias foi escolhida através de sorteio, e parte por demanda dirigida para pessoas que vivem em áreas de risco de Bauru.

Cerca de 1.100 pessoas vão ser beneficiadas, passando a morar no novo residencial a partir dos próximos dias. Participaram da inauguração a prefeita Suéllen Rosim, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e demais autoridades municipais, estaduais e federais.

A prefeita Suéllen Rosim destacou a entrega que vai beneficiar 288 famílias, após oito anos de espera. “A melhor obra é aquela que a gente entrega A população aguardava a conclusão do Residencial Manacás, que começaram há quase oito anos. São famílias que agora terão seu imóvel próprio”, afirmou.

O ministro Rogério Marinho também destacou a conclusão de obras que estavam abandonadas. “O Residencial Manacás é um dos centenas de residenciais que foram retomados por esta gestão. Obras que estavam paralisadas, que estavam abandonadas. Aqui em Bauru, são 288 famílias, 288 sonhos que foram finalmente realizados, da casa própria, do lar, do conforto, da dignidade, da cidadania”, citou. Já a secretária-executiva da Secretaria Estadual de Habitação, Mayara Bernardes, falou sobre a união de esforços para a conclusão. “Todas as esferas de governo colaboraram para que esta obra pudesse acabar”, disse.

SONHO ANTIGO
A futura moradora Isaura Aleixo recebeu as chaves da prefeita Suéllen Rosim, e destacou a importância da obra para as famílias. “A gente esperava há oito anos, chegamos a perder as esperanças, mas felizmente as obras foram retomadas e acabaram agora. Finalmente vou sair do aluguel, estou muito feliz”, frisou.

As obras do Residencial Manacás começaram no final de 2013. Depois, foram interrompidas, e retomadas apenas em 2019, com a conclusão em 2021. O investimento para a construção foi de R$ 30,2 milhões do governo federal, e R$ 2,9 milhões do Estado. O município realizou todo o acompanhamento das famílias e o trabalho social, ação que seguirá após a mudança das famílias.

A Caixa e a empresa Bonin também deram todo o suporte para o trabalho social. Os apartamentos ficam na quadra 14 da rua São Sebastião, nas proximidades do Núcleo Nova Esperança, na região noroeste de Bauru. Cada apartamento tem 45 metros quadrados, e a medição de água do DAE será individualizada.

AUTORIDADES
Além da prefeita Suéllen Rosim e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participaram da inauguração o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, a secretária-executiva da Secretaria de Estado da Habitação, Mayara Bernardes, e os representantes da Caixa, que são o superintendente regional Antônio Minucci, o superintendente executivo de habitação Nelson Calsavara e o superintendente executivo de governo José Orlando Garla.

Também estiveram na entrega da obra os vereadores Edson Miguel, Júnior Rodrigues, Marcelo Afonso, Eduardo Borgo, Coronel Meira, Beto Móveis e Lokadora. O deputado federal Rodrigo Agostinho foi representado pela assessora Rosana Polatto, enquanto o deputado federal mandou como representante o prefeito de Salto Grande, Mário Rosa, e o deputado estadual Dirceu Dalben foi representado pelo assessor Sandro Bussola.

Participaram da inauguração os secretários municipais de Meio Ambiente, Dorival Coral; de Cultura, Tatiana Sá; de Desenvolvimento Econômico, Charlles Rodrigo; de Planejamento, Nilson Ghirardello; de Bem-Estar Social, Ana Sales; de Educação, Maria do Carmo Kobayashi; de Esportes, Flávio Oliveira; de Administrações Regionais, Jorge Souza; de Obras, Leandro Joaquim; e de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches, além do chefe de Gabinete, Patric Teixeira, do presidente do DAE, Marcos Saraiva, do presidente da Emdurb, Luiz Carlos Valle, e da assistente social Vanessa Ramos, que faz o acompanhamento das famílias desde o início da construção.

ENTREGA DAS CHAVES
Por conta da pandemia, a entrega das chaves ocorrerá de maneira escalonada, entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30), no salão de festas do Residencial Manacás. A relação com a ordem da entrega, por data e horário, com o nome do titular do apartamento, está disponível em anexo ao final desta matéria no site da prefeitura.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]