Coronavírus: o enfrentamento é multidisciplinar

Por on 13 de abril de 2020

Dada a dimensão, sendo algo totalmente inesperado e novo, o mundo todo está aprendendo na tentativa e erro como enfrentar o Covid 19, o novo coronavírus.

Não obstante entender que quem deve estar na linha de frente é o profissional de saúde, e felizmente o que se observa que temos no Brasil muitos profissionais competentes, cada dia que passa fica mais evidente que o enfrentamento das causas e principalmente das consequências é multidisciplinar.

Há um erro em estabelecer que neste momento somente uma área do conhecimento deve ser ouvida. Muito pelo contrário. É o momento de abrir o leque. As próprias entrevistas coletivas sobre o novo coronavírus promovidas pelos agentes públicos deveriam contemplar esta multidisciplinaridade.

Estamos falando em juntar conhecimento da área da saúde, com o conhecimento das áreas de economia, sociologia, psicologia, contabilidade, administração, matemática, estatística, entre outras para que tenhamos um encaminhamento na solução dos problemas causados pela pandemia do coronavírus tanto no curto, como no médio e no longo prazo.

O isolamento social de um lado ajuda a evitar a proliferação do vírus, mas de outro lado consome recursos financeiros que não serão repostos. Vem aí uma crise na economia sem precedentes. Fica evidente que não é preciso esperar encontrar a cura ou minimizar os casos de contaminação para agir nesta direção. As ciências ligadas ao mundo dos negócios precisam atuar, destacando a economia, a contabilidade e administração.

Ainda falando do isolamento social é preciso que as ciências ligadas ao comportamento do ser humano sejam acionadas. Pressões psicológicas advindos do confinamento, ruídos nos relacionamentos interpessoais, impedimento de encontros familiares, entre outros fatores, precisam ser tratados imediatamente. A sociologia e a psicologia em especial, precisam ser acionadas.

No tocante ao tempo de manutenção das ações de combate ao coronavírus as ciências exatas precisam entrar em cena. Neste particular a matemática e a estatística podem ser decisivas, oferecendo modelos consistentes que, combinando variáveis, oferecerão mais precisão nestas projeções.

Resumindo: as áreas do conhecimento não concorrem entre sim, mas convergem. Passou da hora de envolver o mundo científico, das mais diversas áreas, para que, cada um em sua especialidade, contribua para oferecer segurança às decisões no enfrentamento do Covid 19.

Se isso for praticado, até mesmo as questões políticas, infelizmente muito presentes neste momento, poderão ser contornadas.

Fica o indicativo: multidisciplinaridade para equacionar causas e consequências no do novo coronavírus. Todos precisam entrar, simultaneamente, em cena.


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background