DAE desobstrui redes de esgoto sobrecarregadas com água de chuva e lixo

Escrito por em 05/03/2021

O Departamento de Água e Esgoto, por meio da Divisão Técnica, executou só nesta semana 58 recuperações e desobstruções de esgoto em diversos pontos da cidade. As ocorrências se agravam devido à combinação indevida do lançamento irregular da água e de lixo na rede de esgoto.

As ruas Afonso Tepedino, Ângelo Tamarozzi, Ataliba Bastos, dos Bancários, dos Metalúrgicos, dos Pedreiros, Elvira Quedas de Oliveira, Gomes Berriel Filho, Gustavo Maciel, Salvador Filardi, Zenzo Kikuti, quadras 2 e 3, Alameda Copérnico e Júpiter, e Avenida Castelo Branco, Comendador Joaquim da Silva Martha e Jurandyr Bueno foram algumas das vias que receberam as manutenções nas tubulações de esgoto.

A autarquia lembra que a eficácia da infraestrutura e a garantia do funcionamento adequado da rede de esgoto dependem de um conjunto de ações que vão além das responsabilidades do Departamento. Dessa forma, o mau uso das redes de esgoto causa danos que prejudicam não somente o funcionamento do sistema, mas principalmente o bem-estar da população local.

Água da chuva e esgoto não se misturam

Redes de esgoto e redes de águas pluviais (águas de chuva) não são a mesma coisa e não devem se misturar. Por meio de ligações mal feitas, imóveis com redes clandestinas ou antigas, enormes problemas surgem. A água da chuva deve escoar por meio de calhas e ralos, conduzida por encanamentos diferentes do esgoto, para que seja lançada na sarjeta, assim caindo nas galerias de águas pluviais (bocas de lobo). Já a rede coletora de esgoto é projetada para receber apenas água usada em pias, vasos sanitários, chuveiros e tanques.

Quando essa separação não ocorre nas casas e outros edifícios, a rede de esgoto fica sobrecarregada, o esgoto não tem por onde sair e retorna para as residências, ou ainda, rompe tubulações e poços de visita pela cidade.

Crédito: DAE/Divulgação

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]