DAE reinaugura poço Consolação para abastecer bairros em períodos de estiagem

Escrito por em 29/03/2022

O Departamento de Água e Esgoto reativou o poço Consolação, localizado na quadra 8 da rua Consolação na Vila Quaggio. A cerimônia de reinauguração do poço ocorre nesta quarta-feira, 30, às 9 horas, com a presença da prefeita Suéllen Rosim.

O poço com 170 metros de profundidade e vazão de 20 m³/hora, vai abastecer o reservatório com 1850 m³ de capacidade, localizado na quadra 10 da rua Carlos Marques no Jardim Bela Vista, contribuindo com 440m³ de água por dia, quando em operação.

O poço irá reforçar o abastecimento de água para os bairros Parque União, Vila Bom Jesus, Parque Boa Vista, Vila Seabra, Jardim Bela Vista, Vila São João da Bela Vista, Vila Quaggio, Jardim Gerson França e Vila Lemos no período de estiagem.

Para viabilizar a reativação da unidade de produção, além da limpeza do poço e dos filtros, foram necessárias a instalação dos cabos, da bomba, do painel elétrico e do transformador. Todos os materiais utilizados constavam em estoque no almoxarifado da autarquia.

Como medida preventiva para o período de seca e diante da atual situação das fontes de água que abastecem a cidade, o DAE pretende reabrir os poços desativados e elabora estudos para perfuração de novos para garantir o abastecimento de água para toda a população.

O poço Consolação foi inaugurado em setembro de 1978 e desativado em março de 2017 por conta da baixa produção e do entupimento dos filtros a época. Quando da inauguração, o poço iniciou a operação com vazão de 110 m³/hora e nível estático de 35 metros da superfície. Atualmente, testes comprovaram vazão de 20 m³/hora e nível estático de 104 metros da superfície, evidenciando a escassez de água no aquífero.

Foto: Juliana Lobato/DAE


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]