Defesa Civil realiza treinamento para combate a incêndios em vegetação

Escrito por em 06/05/2022

Com a chegada do período de estiagem, quando a há a redução ou ausência de chuvas, a cidade sofre com queimadas tanto na zona rural como na área urbana. Esta queda do índice pluviométrico leva à baixa umidade relativa do ar, que por sua vez gera um ambiente propício para focos de incêndio. As queimadas ocorrem de forma espontânea e também provocada por aqueles que preferem usar o fogo para limpar terrenos.

Conhecendo este cenário, a Defesa Civil Estadual realiza capacitação para os agentes municipais de Proteção Civil com oficinas preparatórias da Operação Estiagem. O objetivo é a prevenção dos danos decorrentes da estiagem, além de formar brigadas municipais, que poderão atuar nos primeiros focos de incêndios ou em apoio ao Corpo de Bombeiros, em sinistros maiores, conforme explica Marcelo Rial, coordenador da Defesa Civil de Bauru.

Neste treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros, serão ensinadas técnicas de combate a incêndios em coberturas vegetais, bem como o correto uso de equipamentos e regras de segurança para deslocamento em mata. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndio em cobertura vegetal.

Leia mais:

  • DEFESA CIVIL PEDE AJUDA NO COMBATE A INCÊNDIOS NAS IMEDIAÇÕES DO AEROPORTO BAURU-AREALVA
  • POLÍCIA AMBIENTAL FAZ OPERAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

    Foto: Priscila Medeiros/Prefeitura de Bauru


  • Opnião dos Leitores

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



    [Nenhuma estação de rádio na Base de dados]