Déficit de mais de 13 mil servidores, coloca em risco segurança do sistema prisional paulista, aponta sindicato

Escrito por em 02/05/2021

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Penitenciário do Estado contesta os números do déficit de servidores no setor, apresentados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Segundo a secretaria estadual, existem atualmente 13.262 cargos vagos no sistema prisional paulista, ante 12.303 registrados em abril de 2020. Já para a entidade sindical, o levantamento oficial, não leva em consideração os primeiros quatro meses de 2021.

A principal preocupação do SIFUSPESP se refere à queda no número de policiais penais que exercem a carreira de agente de segurança penitenciária (ASP). Na comparação com o balanço de 2020, quando havia 4.099 cargos vagos entre esses servidores, o número subiu agora para 4.869. O SIFUSPESP questiona o posicionamento da pasta em não reagir aos insistentes pedidos da entidade para que os candidatos aprovados em concursos para diversas carreiras sejam nomeados.

De acordo com o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, esses policiais penais estão ficando doentes, sob alto índice de estresse, assistindo a muitos companheiros morrerem vítima da COVID-19 – já são quase 100 óbitos em um ano.
Além do déficit de agentes de segurança penitenciária, o sindicato também aponta falta de agente de escolta e vigilância penitenciária, oficiais operacionais, oficiais administrativos e de trabalhadores nas áreas técnicas, de saúde e assistência social.


Opnião dos Leitores
  1. Everton Alves da Silva   Em   03/05/2021 em 14:37

    Infelizmente estamos diante de uma situação que, pelos números de vagas no sistema prisional aponta o verdadeiro caos que o sistema penitenciário enfrenta, não se esquecendo dos policiais penais que enfrentam verdadeiro caos sentido na pele, e o que mais me deixa perplexo é que vários órgãos ,sindicatos,secretárias e a própria justiça identificam essa situação e ninguém,ninguém toma providências…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]