Divisão de Ensino às Artes abre inscrições para os cursos de teatro e circo

Por on 26 de janeiro de 2020

A partir da próxima segunda-feira, 27, estarão abertas as inscrições para cursos de Teatro e Circo na Divisão de Ensino às Artes da Secretaria de Cultura. As modalidades englobam aulas para iniciantes e para quem já possui experiência. As inscrições seguem até o dia 28.

Nas duas turmas de Teatro Infantil disponíveis, os alunos, por meio da práticas de jogos teatrais adequadas à faixa etária, exercitam a consciência corporal, sensibilização e técnicas vocais voltadas ao uso no teatro e produção em grupo, além de terem os primeiros contatos com a história do teatro ocidental e com a leitura de textos teatrais.

No Teatro Adulto, o módulo 1 atende àqueles que têm o primeiro contato com práticas teatrais, trabalhando também a consciência corporal, sensibilização, técnicas vocais e a leitura de textos teatrais. O Módulo 2 recebe os egressos do Módulo 1 ou interessados que já tenham experiência anterior. Neste nível, as práticas são voltadas aos exercícios de experimentações cênicas e conhecimentos sobre autores e textos teatrais.

No Grupo de Pesquisa em Teatro Visual, o estudo é sobre o corpo humano como objeto de criação, atuação em máscaras, criação e animação de bonecos, sombras e objetos, e a pesquisa de materiais alternativos para confecção de elementos visuais, resultando em montagens cênicas que colocam em cena símbolos que levam à reflexão e emoções estéticas.

Técnicas de respiração, concentração, foco, ritmo, articulação vocal serão o foco do curso de Iniciação Teatral, que irá abarcar o estudo de dois livros durante o ano. Para quem quer se aprofundar no assunto, o curso de Estudos Teóricos irá estudar a evolução do teatro a partir do Método de Constantin Stanislávski, passando por Meyerhold, Grotowski, Antunes Filho, até chegar em Jurij Alschitz.

O Projeto Solar será um núcleo composto por integrantes que já participaram das oficinas com o professor Élio Andreotti em turmas anteriores e estão aptos à participar de uma montagem cênica. O aluno deverá ter participado ao menos de uma oficina com o professor Élio.

Confira os cursos de teatro e a respectiva faixa etária
– Teatro infantil 1: a partir dos 11 anos
– Teatro Infantil 2: 12 e 13 anos
– Teatro adulto 1 e 2: a partir dos 14 anos
– Grupo de Pesquisa Em Teatro Visual: convidados ou carta de interesse
– Iniciação teatral: a partir dos 16 anos
– Estudos teóricos: a partir dos 16 anos
– Projeto Solar: a partir dos 16 anos

Circo
Para quem prefere artes circenses, 6 turmas estarão com vagas em diferentes modalidades. Há modalidades de estudo sobre a música no teatro e circo, com ensino de rítmica, sincronia, movimentos, instrumentos e demais relacionados. O curso de treinamento físico e técnico voltado para atuação no circo e teatro físico também é oferecido.

O estudo teórico e análises é o foco nos cursos Estudo do Novo Circo e Ensaios e Montagens, que mescla a teoria e a prática do circo contemporâneo.

Confira os cursos de circo e a respectiva faixa etária
– Música – a voz do espetáculo: a partir dos 15 anos (com nível intermediário de Circo ou Teatro e tocar no mínimo um instrumento musical)
– Corpo e Manipulação: a partir dos 15 anos
– Treinamento Físico e Técnico: a partir dos 15 anos (com nível básico, intermediário ou avançado de Circo ou Teatro e estar apto a realizar atividades físicas)
– Estudo do Novo Circo: a partir dos 14 anos
– Circo Teatro Iniciante: a partir dos 12 anos
– Ensaios e Montagens: a partir dos 14 anos

Para se inscrever é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de idade devem estar representados por um responsável.

Serviço
Inscrições para cursos gratuitos de teatro e circo
Divisão de Ensino às Artes
Avenida Nações Unidas, 8-9
Data: 27 e 28 de janeiro
Horário: 08h30 às 17h

 

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Bauru


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background