Eleições 2020. Está valendo…

Escrito por em 30/09/2020

Oficialmente liberada desde o último dia 27, as campanhas eleitorais para prefeito e vereadores invadiram aplicativos e redes sociais quase que imediatamente.

Foi um exercício interessante observar a falta de cerimônia com que alguns candidatos ocuparam o espaço para colocarem seu nome, foto e número, o santinho eletrônico literalmente poluiu um grande número de perfis. Muitos, inclusive, fizeram questão de esconder o partido. Por que será?

Ato contínuo à falta de sensibilidade de alguns candidatos, sobretudo ao legislativo, veio a reação de muitas pessoas. O que pode ser um primeiro e importante aprendizado para os marinheiros de primeira viagem em campanhas eleitorais. Como em muitas coisas na vida, o menos é mais, ou como diz outro dito popular: água demais mata a planta.

Existe uma diferença fundamental entre a campanha corpo a corpo, no encontro casual entre eleitores e candidatos na rua ou nas feiras livres e o disparo de mensagens e compartilhamento de perfis amigos ou desconhecidos. Mesmo que numa rede social ou grupo é preciso guardar um certo respeito às pessoas.

Para alguns, essa desconsideração no mundo virtual pode refletir um traço de personalidade do candidato e isso seria decisivo para que o eleitor considere descartá-lo em sua avaliação. Para além disso, a campanha começou com muito mais do mesmo.

Enquanto se espera o famoso “Deferido” da justiça eleitoral, nos bastidores ganha ênfase a preparação do arsenal de cada candidato, sobretudo à prefeitura, do material a ser usado contra os adversários. Como dito anteriormente, nada de novo nisso.

Quem acompanhou de perto uma campanha eleitoral sabe que não existe “acordo de não agressão” nem mesmo no primeiro turno. Candidato que acreditar nesse tipo de expediente vai tomar bola nas costas com certeza. E o discurso de inocência política pode passar ao eleitor mais atento, uma sensação de despreparo. Oremos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]