Eleições nos EUA: veja quem são os pré-candidatos

Por on 16 de maio de 2019

Fonte: Portal G1

A disputa presidencial americana, marcada para novembro de 2020, já começou. Até esta terça-feira (14), 23 pré-candidatos já declararam a intenção de concorrer à nomeação democrata. No lado republicano, um candidato concorre à nomeação além do atual presidente, Donald Trump.

Do lado dos democratas, nem todos estão qualificados para participar dos primeiros debates, marcados para os dias 26 e 27 de junho. Para isso, eles precisam preencher um dos dois requisitos:

– receber doações de 65 mil pessoas, incluindo 200 doadores em cada um de 20 estados;
– registrar 1% de apoio em três pesquisas de opinião. Somente pesquisas de uma lista pré-definida de organizações são aceitas, e não podem ser realizadas duas pesquisas da mesma empresa no mesmo lugar.

O G1 reuniu os nomes dos que já anunciaram que vão concorrer, de acordo com informações do jornal “The New York Times” e da agência Associated Press, assim como daqueles que já estão qualificados para os debates.

Veja quem são os pré-candidatos:

Democratas
Os pré-candidatos democratas têm entre 37 e 88 anos de idade, vão de liberais a moderados, ocupam cargos no Senado, prefeituras e governos de estados. Entre eles há um número sem precedentes de mulheres e representantes de minorias.

Por causa do alto número de concorrentes, o comitê do partido decidiu que vai priorizar os que preencherem ambos os requisitos — das doações e do apoio nas pesquisas —, com um limite de 20 pré-candidatos.

Bernie Sanders
Elizabeth Warren
Joe Biden
Kamala Harris
Pete Buttigieg
Amy Klobuchar
Andrew Yang
Beto O’Rourke
Cory Booker
Eric Swalwell
Jay Inslee
John Delaney
John Hickenlooper
Julián Castro
Kirsten Gillibrand
Marianne Williamson
Michael Bennet
Mike Gravel
Seth Moulton
Steve Bullock
Tim Ryan
Tulsi Gabbard
Wayne Messam

Republicanos
Até agora, além do próprio presidente, Donald Trump, só um candidato disputa a nomeação republicana: William F. Weld. Ele anunciou, no dia 16 de abril, em uma entrevista à rede de televisão CNN, que pretende desafiar Trump na nomeação.

A nomeação republicana, entretanto, parece destinada a Trump, cuja candidatura é a que mais arrecadou dinheiro até agora, em ambos os partidos: US$ 97,8 milhões (cerca de R$ 386 milhões), de acordo com dados do FEC.

Os pré-candidatos à presidência americana até esta terça-feira (14). — Foto: Fotos: AP, Reuters e Twitter. Montagem: G1


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background