Em ‘Dia D’ de vacinação da Covid-19, Bauru aplica mais de 3.000 doses

Escrito por em 03/06/2021

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, aplicou 3.338 doses da vacina contra a Covid-19 no feriado desta quinta-feira (3), em um ‘Dia D’ de vacinação. A aplicação foi voltada a todos os públicos que já podem receber a primeira dose, como idosos, pessoas com comorbidade de 30 a 59 anos, pessoas desta mesma faixa de idade com deficiência permanente que recebem o BPC, pessoas com síndrome de Down ou transplantados de 18 a 59 anos, profissionais da saúde, pessoas com HIV de 30 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidade.

As pessoas que não puderam tomar a primeira dose neste feriado não devem comparecer nas unidades de saúde entre sexta-feira (4) e domingo (6), pois os pontos de vacinação estarão fechados. As unidades de saúde reabrem na segunda-feira (7), com aplicação da primeira dose das 8h às 12h, e da segunda dose das 13h às 15h.

COMORBIDADE DE 18 A 29 ANOS

Seguindo o calendário estadual, a Secretaria de Saúde vai começar em Bauru a aplicação da primeira dose da vacina para pessoas de 18 a 29 anos com comorbidade na segunda-feira. O agendamento para este público vai estar liberado a partir desta sexta-feira no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site. Ainda na segunda-feira, também começa a vacinação para pessoas de 18 a 29 anos com deficiência permanente que recebem o BPC.

COMORBIDADES COM CRITÉRIOS FLEXIBILIDADOS

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde flexibilizou as regras para aplicação da vacina da Covid-19 em pessoas com hipertensão, pacientes em tratamento oncológico ou com doenças cardiovasculares. No caso dos pacientes hipertensos, a vacina passou a ser aplicada em todas as pessoas que tomam ao menos um medicamento.

Já para os pacientes oncológicos, são consideradas todas as pessoas que tenham recebido diagnóstico precoce da doença, ou que irão passar por tratamento cirúrgico, que iniciarão ou estejam em quimioterapia (endovenosa/oral), radioterapia, ou que estejam em acompanhamento até seis meses após quimioterapia ou radioterapia.

Em relação a doenças cardiovasculares, todos os pacientes portadores de arritmias comprovadas por laudo médico podem receber a vacina. As alterações já ocorreram em outros municípios, incluindo capitais, e podem acontecer de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

A relação completa de comorbidades que permitem a aplicação da vacina, com as especificações de cada uma, estão no site da Prefeitura de Bauru (https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403). Em Bauru, a vacinação com estas flexibilizações começou nesta semana e segue a partir de segunda-feira para pessoas de 18 a 59 anos.

INFLUENZA

Nesta semana, a Secretaria de Saúde não realizará a aplicação da vacina da Influenza. A vacinação da gripe – Influenza será retomada na semana que vem, no dia 12 de junho, ocorrendo sempre aos sábados em Bauru.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]