Estabeleça a condição ceteris paribus

Por on 23 de janeiro de 2020

A condição ceteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado levando em conta a influência de um fator sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações, como por exemplo, poder afirmar que o preço de um produto sobe a demanda por este produto cai, sem que nenhuma outra variável, além do preço e quantidade do produto, interfira.

Qual é a ideia para sua reflexão? Vamos focar em seu negócio, na sua profissão, enfim, em quem opera o mercado de bens e serviços.

O ambiente internacional está conturbado. De impeachment de Trump, a guerra comercial, passando pelo conflito Estados Unidos e Irã, até o perigo de pandemia do vírus corona, interferem nos negócios. Isso sem falar das crises dos Países vizinhos.

A Bolsa de Valores é abalada, a cotação das ações sobe, em seguida caem, o dólar tem seu preço elevado, depois se estabiliza, enfim, indicam comportamento sem nenhum tipo de tendência.

Neste momento precisamos nos concentrar em nossos negócios. Mentalize o seguinte: vamos em frente “ceteris paribus”. Darei foco no negócio e na minha profissão “ceteris paribus”.

O ambiente de negócios está favorável. Inflação controlada, juros em queda, confiança dos agentes econômicos em alta, tudo isso levando a projeções de crescimento econômico acima de 2% em termos reais e algo próximo a 6% em termos nominais.

Estabelecer a condição ceteris paribus não é abstrair, não é deixar de considerar o que acontece no Brasil e no mundo, mas sim focar no que mais importante pode impactar sua vida profissional, quer como empreendedor, quer como funcionário das organizações.

Para ilustrar tomemos como exemplo a Bolsa de Valores. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira é composta por uma carteira teórica que pode chegar a 71 ativos. Não é nada, diante da magnitude do mercado brasileiro. E tem mais um detalhe: as três principais ações que compõem o Ibovespa representam mais de 20% do total do índice. Uma queda ou alta na Bolsa pode ser um termômetro do ambiente econômico, mas não é conclusiva em si.

Resumindo: aposte em seu negócio e na sua carreira. Estabeleça estratégias adequadas. Gaste tempo e energia na capacitação profissional. Tenha por perto gente competente e otimista e estabeleça metas e indicadores, avaliando o desempenho permanentemente.

Os fracos esmorecem com o noticiário econômico, os fortes abstraem conscientemente o que ocorre neste mesmo noticiário, e fazem sua empresa e sua carreira crescerem.

Em seus negócios e em sua carreira use sempre a condição ceteris paribus. Vale a pena abstrair: os resultados virão.


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background