FACE recebe atrações internacionais nesta quinta

Escrito por em 04/11/2020

Na noite dessa quinta-feira (5/11), a partir das 19 horas, o palco digital do 9º FACE, sintonizado com a temática Lugar Manifesto, recebe duas atrações internacionais, Samara Azevedo e Daniel Moutinho, com a apresentação de quatro trabalhos: Ato XI – Ailton Krenak e A Galinha dos Óvulos de Ouro, ambos apresentados por Samara; e Anatomia de um Afecto e A Fila para o Pão, por Daniel.

Samara Azevedo é atriz, pesquisadora e performer multimídia, integrante do Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa. Já Daniel Moutinho, é um criador, performer e escritor lisboeta.

Ato XI – Ailton Krenak

A videoperformance Ato XI – Ailton Krenak surgiu após o encontro de Samara com a liderança indígena Ailton Krenak no Colóquio Internacional Os Indígenas e as Justiças nas Américas, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2016.

Esta videoperformance integra a coleção Rastros – Vestígios de um processo (2014-2017), um conjunto de 17 Atos performáticos, reinterpretados em seus registros. A partir da leitura do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, em sua seção sobre torturas praticadas nos porões das ditaduras brasileiras, uma sucessão de interpretações são sugeridas corporalmente, mediadas por objetos, pela fotografia, pela escrita, pela imagem em movimento. Uma investigação iniciada em um marco temporal passado, que encontra reverberações cruéis no presente, na atual condição da política institucional brasileira. Cada Ato leva um número, como os 17 Atos Institucionais, mecanismo jurídico que dava suporte a retirada de direitos durante a ditadura militar. Ainda, cada Ato leva um nome daqueles invisibilizados durante as ações artísticas, daqueles silenciados pelo espancamento do Estado, daqueles apagados pela morte.

A Galinha dos Óvulos de Ouro

A quem pertence um útero? Partindo desse questionamento, a Samara compõe um trabalho em que a condição feminina é posta em foco sob perspectiva de acontecimentos recentes. Em Portugal, desde 2007 a interrupção voluntária da gravidez é permitida por lei até a 12ª semana de gestação e realizada pelo sistema público de saúde. O país assiste ao índice de realização do procedimento cair a cada ano. No Brasil, uma menina de 10 anos, estuprada desde os 6, foi acusada por grupos extremistas de assassina, após ter conseguido junto ao judiciário o direito de realizar a interrupção, que é permitida no país apenas em casos extremos. Samara Azevedo aborda os direitos reprodutivos de pessoas com útero sob o olhar dos indivíduos e das instituições na videoperformance “A Galinha dos Óvulos de Ouro”.

Anatomia de um Afecto

A obra é um vídeo documental performativo feito por Daniel com imagens de Outra Lição de Anatomia, em diálogo com as imagens de um evento passado. Uma inscrição como uma forma de estar perante as imagens e uma conversa com elas, de quem fala de um lugar de intimidade sobre a morte, sobre a vida (o trabalho, o tempo, a solidão, as memórias, a arte).

A Fila para o Pão

A Fila para o Pão é uma subversão da figura do Super-Homem. Daniel apresenta um filme sobre as lutas do dia-a-dia – a luta humana, a do Clark Kent, ser inseguro e trapalhão, mas alter-ego de um Super-Homem. Na dissonância entre a narração e o filme emerge o mundano de ser pessoa, entre a realidade, a da espera, das tentativas de sobrevivência (de prevalecer), e as impossibilidades extraordinárias de um Super-Homem.

Serviço

Todas as apresentações serão executadas na noite da próxima quinta-feira (5/11), a partir das 19 horas, no palco do Teatro Municipal de Bauru, com transmissão ao vivo no canal oficial do 9º FACE no youtube.

Crédito: Divulgação/Face


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]