Falta de chuva pode levar setor energético à crise; Governo emite decreto para contratação de usinas

Escrito por em 29/05/2021

Após o Sistema Nacional de Meteorologia emitir alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro, na região da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o governo federal emitiu alerta de emergência hídrica de junho a setembro para os cinco estados.

A falta de chuvas registrada nos últimos meses, tem preocupado especialistas sobre a possibilidade de uma crise energética no Brasil. Com a situação crítica dos principais reservatórios de usinas hidrelétricas, o presidente Jair Bolsonaro editou nesta sexta-feira, um decreto para regulamentar a realização de leilões para contratar usinas para aumentar a segurança do sistema elétrico brasileiro e evitar o desabastecimento de energia.

Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que vai acionar a bandeira vermelha 2, que encarece a conta de luz de junho. A bandeira tarifária de maio é a vermelha 1.

A bandeira vermelha 2 é a mais cara das tarifas extras, e representa uma cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kW/h consumidos.

Rio Batalha também sofreu com a falta de chuvas. Foto: Vanessa Aguiar/TV Tem


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]