Festival de Artes Cênicas de Bauru completa 10 anos com programação gratuita

Escrito por em 17/10/2021

A partir do próximo dia 23 de outubro, será iniciada a programação comemorativa do Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE). Em 2021, o evento, além de completar 10 anos de existência, também voltará, após duas edições online, a contar com público presencial – reduzido e seguindo todos os protocolos de segurança.

“Apesar das dificuldades de produzir arte e os desafios que os tempos atuais tem nos mostrado, fazer um dos maiores festivais de artes cênicas do interior paulista acontecer é um grande ato de resistência”, explica Andressa Francelino que, junto com Fábio Valério, assina a direção geral e artística do evento.

Partindo da premissa “O papel do artista no pós-pandemia”, o 10º FACE contará com dez espetáculos, cinco oficinas, conferência entre os grupos participantes, mostra audiovisual, além de bate-papo após as apresentações, visando criar um aprofundamento das experiências artísticas. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas entre 23 e 31 de outubro.

“A dinâmica acelerada e fria da transformação social leva o homem a trocar felicidades por seguranças, ideias por ideologias, arte por entretenimento raso, o impulso libertário por pendores místicos; assim, gritamos pela experiência, pela prática artística e pela transformação dessa cruel agressividade em arte”, explica Fábio Valério.

Programação

Além do palco Espaço Protótipo (R. Monsenhor Claro, 2-57 – Centro), o 10º FACE também levará arte para um dos principais cartões postais de Bauru. No domingo, 24/10, às 17h, a Cia Dual (São Paulo) apresentará no Parque Vitória Régia o espetáculo “Linha Vermelha”, que une dança e teatro. Por meio da estética das óperas e comédias do Brasil do século 18, a companhia lança olhares sobre a permanência de questões étnicas e raciais que persistem em nossa realidade contemporânea.

O 10º FACE também contará com atrações de outros estados brasileiros, como a Cia Os Palhaços de Rua (Londrina-PR) com o “Réquiem para um Barbeiro”, em 26/10, onde o personagem principal, em um universo animalesco, trágico e solitário é envolto por um emaranhado de situações que o oprime e o enraivece. Em cena, os espectadores irão acompanhar um mundo em ruínas em que as utopias e as ilusões humanistas naufragaram num mar de intensas emoções, libertando o que há de mais primitivo no ser humano, seu instinto de morte.

O público poderá conferir também uma atração internacional, Samara Azedo, que diretamente de Portugal apresentará em parceria com o grupo bauruense Protótipo Tópico a performance multimídia “E o que tínhamos fracassou”. Unidos pelo desejo de ocupar um palco juntos, entre corpos físicos e virtuais, serão construídas imagens performativas resgatando temas coletivos e individuais, emoldurados pela pandemia.

As demais atrações que também estarão no 10º FACE são os grupos e artistas: Núcleo Arcênico, São José do Rio Preto; Daiane Baumgartner, Rio Claro; Mythus Teatro, Macatuba; Cia Beira Serra de Circo e Teatro, Botucatu; Cia da Bobagem, Bauru; e Protótipo Tópico, Bauru.

Além das apresentações dos espetáculos – e buscando aprofundar as questões estéticas, políticas e poéticas – após cada sessão haverá um bate-papo entre público e artistas. E, ainda com o intuito de fomentar o intercâmbio de experiências e reflexões, em 31/10, a partir das 15h, será realizada online a conferência “Cenários possíveis: reflexões sobre o papel do artista pós-pandemia”, com todos os participantes desta edição comemorativa do festival.

Oficinas

Assim como as edições anteriores, o 10º FACE também contará com uma programação de ações formativas, em que os grupos e artistas participantes irão compartilhar com o público interessado um pouco mais sobre processos artísticos. Em 2021, serão 5 oficinas – “Criação e Composição Coreográfica”, “A construção da memória em Silêncio”, “A Máscara Neutra na Preparação do Ator”, “Compartilhamento de processo do espetáculo “O Perdido”, serão realizados em formato presencial, cada um com 15 vagas disponíveis. Já a atividade “Proto – Cinema: Estudos de foco, roteiro e direção com teatro de sombras”, será realizada através de plataforma online, com 20 vagas. As oficinas são destinadas a maiores de 14 anos, estudantes de artes e público geral.

Inscrições e ingressos

Com exceção da atração do Parque Vitória Régia, todos os espetáculos do 10º FACE contarão com o limite de público de 20 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança. Os ingressos para as oficinas e as apresentações poderão ser retirados a partir deste domingo (17), através da plataforma sympla.com.br/facebauru. No site oficial do evento – facebauru.art.br – e nas redes sociais do festival – @facebauru – o público encontrará mais informações sobre as atrações e a programação completa. Toda a programação artística também será transmitida ao vivo no canal do Youtube do festival (FACE Bauru).

O 10° FACE é uma realização do grupo @ProtótipoTópico com apoio da @SacBauru Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento será realizado de 23 a 31 de outubro. Toda programação é gratuita.

Serviço:
10° FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
23 a 31 de outubro de 2021.Bauru – SP / Brasil
Edição híbrida – presencial e online. Transmitido em youtube.com/facebauru
Realização: Grupo Protótipo Tópico com apoio da Sociedade Amigos da Cultura, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]