Governo de SP flexibiliza fase de transição e libera funcionamento de comércio e serviços das 6h às 20h

Escrito por em 28/04/2021

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova flexibilização da quarentena no estado. A partir deste sábado (1º), lojas, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias e outros estabelecimentos comerciais poderão funcionar das 6h às 20h. As novas regras valem até 9 de maio.

Antes da mudança, a fase de transição, em vigor em todo o estado, permitia o funcionamento apenas das 11h às 19h para a maior parte dos setores.

O governo manteve o toque de recolher das 20h às 5h e a recomendação de que os estabelecimentos operem com até 25% da capacidade máxima. Porém, não há lei, multa ou fiscalização para verificar o percentual de 25% do público na prática.

A atual etapa da quarentena, chamada de “fase de transição”, foi criada pelo governo estadual em 16 de abril e desenvolvida como um estágio transitório entre as fases vermelha e laranja.

No entanto, com a flexibilização anunciada pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta (28), a fase de transição passa a permitir que os estabelecimentos funcionem em horários mais amplos do que os da fase laranja e até mesmo da fase amarela: serão liberadas 14 horas diárias a partir deste sábado, contra 8 horas diárias na fase laranja e 10 horas diárias na amarela.

Desde 18 de abril já está permitido o funcionamento, com restrições de horário, de shoppings, lojas de rua e atividades religiosas. Restaurantes, parques, academias e salões de beleza estão liberados desde o último sábado (24).

A criação de uma nova fase da quarentena ocorreu após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado. Apesar disso, a média móvel de mortes provocadas pela doença permanece alta, e abril já é o mês com mais mortes por Covid em SP desde o início da pandemia.

Fonte: G1


Opnião dos Leitores
  1. GENIVALTER DAMASCENO   Em   28/04/2021 em 16:52

    Aqui em Bauru mesmo com aumento de leitos, estamos com ocupação acima de 100%, ou seja nem precisa ser cientista ou médico para imaginar que uma flexibilização exagerada a essa altura do campeonato, vai ser um desastre, maior ainda do que o que estamos vivendo, se quando estava la embaixo a contaminação deu no que deu, imagina agora do jeito que ta circulando o vírus todo mundo circulando com ele, como diz o Tizoco “OREMUS”! para que estejam corretos em liberar! mas vai ser difícil as pessoas não colaboram!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]