IBGE divulga inflação de agosto; Acumulado dos 12 meses se aproxima dos 10%

Escrito por em 09/09/2021

O IBGE divulgou na manhã desta quinta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA de agosto.
Considerado o índice oficial da inflação brasileira, o IPCA do mês de agosto foi de 0,87%, a maior variação para um mês de agosto desde 2000, quando a inflação foi de 1,31%.

Com mais esse resultado, o IPCA acumula alta de 5,67% desde janeiro e, nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 9,68%.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em agosto. A maior variação, 1,46%, com impacto de 0,31 ponto percentual, vieram dos transportes, seguido por alimentação e bebida, que contribuíram com 0,29 ponto percentual na inflação. Saúde e cuidados pessoais, registraram queda nos preços de 0,04%, com impacto na inflação de uma redução de 0,01 ponto percentual. Os demais itens analisados são habitação, artigos de residência, vestuário, despesas pessoais, educação e comunicação.

Para este ano, a meta da inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Assim, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]