Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Por on 15 de abril de 2019

Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15), um importante símbolo da cidade.

O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais. Não está claro ainda o que o causou, mas pode estar relacionado a uma obra que vinha sendo feita no telhado. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

Não há feridos até o momento, de acordo com Laurent Nunez, secretário de Estado no Ministério do Interior. A polícia isolou a área e retirou os turistas que havia dentro da catedral. O acesso à Île de la Cité foi completamente fechado.

Pouco mais de uma hora depois do início do fogo, procuradoria de Paris abriu uma investigação para averiguar as causas do incêndio, informou o jornal “Le Figaro”.

O porta-voz da Notre-Dame, Andre Finot, diz que a estrutura da catedral, construída parte no século 13 e parte no século 19, está queimando completamente, e que “não deve sobrar nada”. Segundo ele, o fogo teve início por volta das 18h50.

Os bombeiros não conseguem garantir, a esta altura, se será possível controlar as chamas e salvar o prédio. Eles consideram o caso um “incêndio difícil”, que parece ter ido para o andaime instalado no telhado, de acordo com o jornal “Le Figaro”.

Uma grande operação, com 400 bombeiros, está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício.
A jornalista Rosana Poli conversou com o repórter Willy Delvalle, em Paris.

A Catedral de Notre-Dame é um dos símbolos de Paris. Famosa por sua arquitetura gótica, que atrai milhões de turistas todos os anos, a igreja é conhecida ainda por ter sido cenário do romance “O Corcunda de Notre-Dame”, lançado em 1831 por Victor Hugo. A construção do templo dedicado à Virgem Maria (Notre-Dame quer dizer Nossa Senhora) levou 180 anos: de 1163, quando começou a ser erguida no local onde ficava uma igreja romana, a 1345.

Localizada numa pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), a catedral foi restaurada diversas vezes em seus mais de oito séculos de existência.

Foto: Thomas Samson/AFP


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background