IPCA de abril marca 0,31% e fica acima do teto da meta do Conselho Monetário

Escrito por em 11/05/2021

O IBGE divulgou nesta terça-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de abril, com alta de 0,31%.

O IPCA mede a inflação oficial do país. No ano, o índice acumula alta de 2,37% e, em 12 meses, de 6,76%, acima dos 6,10% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta de preços em abril. O maior impacto e a maior variação, vieram de saúde e cuidados pessoais, com alta de 1,19%, seguido por alimentação e bebidas, que registraram elevação de 0,40%. A única queda observada no mês, veio do setor de transportes, com queda de 0,08%.

O centro da meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano, é de 3,75%, com ajuste de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Assim, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%. Com os números divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, a inflação nos últimos 12 meses segue acima do teto da meta estabelecida.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 30 de março e 29 de abril como referência, em relação aos preços vigentes entre 2 e 29 de março, que serviram de base.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e, se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



[Nenhuma estação de rádio na Base de dados]