Mais de 450 mil toneladas de cargas passaram pela eclusa em Bariri
Escrito por Emerson Luiz em 24/06/2020
A eclusa de Bariri, na região de Bauru, uma das oito existentes no Rio Tietê, registrou o transporte de 450 mil toneladas de cargas, entre os meses de março e maio deste ano. Entre os produtos que passaram pela região, estão soja, milho, cana-de-açucar e madeira.
O transporte hidroviário é 30% mais barato em comparação ao ferroviário e 50% abaixo do transporte rodoviário. Cada comboio, possui quatro embarcações e um empurrador, transportando 6 mil toneladas de produtos, ao custo de R$55 por tonelada.
Além do ganho econômico, o transporte pela hidrovia também responde por um ganho ambiental. Cada comboio transporta o equivalente a 200 carretas pelas rodovias.
De acordo com o diretor superintendente do Departamento Hidroviário do Estado, José Reis, as cargas que passam pelo rio Tietê, em Bariri e Pederneiras, vão para o porto de Santos.
A hidrovia Tietê/Paraná, possui 2400 quilômetros de extensão, sendo 800 deles no Estado de São Paulo. No ano passado, foram transportadas quase 9 milhões de toneladas.
Na última semana, foi realizada a detonação de uma rocha no canal de Ibitinga, para agilizar o transporte pela hidrovia.