Marcola e mais 21 integrantes do PCC são levados para presídios federais

Por on 13 de fevereiro de 2019

Fonte: UOL Notícias

O líder máximo do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outras 21 pessoas acusadas de terem ligação com a facção estão sendo transferidos na manhã desta quarta-feira (13) para presídios federais. A informação foi confirmada ao UOL, sob anonimato, por dois promotores de Justiça.

Preso desde julho de 1999 e apontado como líder do PCC desde 2001, esta é a primeira vez que Marcola ficará em um presídio federal. Os 22 detentos devem permanecer no local por, pelo menos, dois anos.

No final do ano passado, uma investigação apontou que havia um plano para tentar resgatá-lo do PCC da prisão. Essa ação resultou no pedido da Promotoria para que ocorresse a transferência. Em nota, a defesa reclamou não haver sido informada sobre a transferência.

Dos 22, 15 são considerados da alta cúpula da facção e estavam no presídio de Presidente Venceslau, incluindo Marcola. Outros sete, que tinham determinação da Justiça de SP para serem transferidos desde novembro do ano passado, estavam no RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), em Presidente Prudente.

PARA ONDE MARCOLA SERÁ LEVADO?

Segundo um promotor, por volta das 9h30, os presos estavam no aeroporto de Presidente Venceslau para serem transferidos. Ainda não há a informação para qual presídio Marcola e os demais detentos serão levados.
O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) informou que não pode citar o destino deles sob argumento de que seria uma informação perigosa, caso vá a público.

O Brasil tem cinco presídios federais, administrados pelo Depen: Caranduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e de Brasília. No último, inaugurado em 2018, teve um estudo de viabilidade, do ano passado, que analisou se era possível colocar todos os membros do PCC ali.

Procurado, o governo do estado de São Paulo não confirmou a informação sobre a transferência.

Foto: Reprodução/ Sergio Lima/Folhapress


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background