Mesmo multada pela Cetesb, Prefeitura prorroga contrato com Emdurb para recebimento de resíduos verdes
Escrito por Emerson Luiz em 21/07/2021
Prefeitura de Bauru prorrogou por mais três meses, o contrato de prestação de serviço realizado pela Emdurb, para o recebimento, separação, operação e disposição dos resíduos verdes e volumosos do município, no aterro sanitário de Bauru.
Pelo serviço, a empresa municipal receberá, mensalmente, 82 MIL 775 REAIS. O contrato original, foi assinado em 2019 e já havia recebido um aditivo de tempo, que venceu na primeira quinzena deste mês.
Sem receber lixo orgânico desde meados de 2016, atualmente, o aterro bauruense recebe massa verde, composta por podas de grama, cercas viva, folhas e galhos triturados e resíduos volumosos, que não são removidos pela coleta de lixo.
Responsável pela fiscalização do setor, a Cetesb foi procurada pela reportagem e, em nota, informou que no dia 22 de abril emitiu um Auto de Advertência à prefeitura de Bauru, seguida de aplicação de multa em 24 de junho, por disposição inadequada, sobre o solo, de grande quantidade de resíduos volumosos (sofás, colchões, pedaços de móveis e de madeira) e de resíduos de podas de árvores e capinação, em grande parte secos, sem qualquer segregação, compactação ou cobertura. O valor da multa aplicada foi de R$ 4.363,50.
Os pagamentos dos serviços executados no aterro sanitário, são pagos com recursos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.