Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Texto: EMDURB
Foto: EMDURB
Data: 02/01/2025
O final do ano, com suas festas, traz à tona esse problema que acontece durante todo o ano. O consumo de alimentos, bebidas e produtos em geral aumentam a produção de lixo, principalmente de garrafas de vidro e espetinho de churrasco e é sempre importante relembrar que mau acondicionamento de materiais com capacidade de corte ou perfuração traz sérios riscos aos coletores, causando acidentes muitas vezes graves.
Mesmo com o uso de equipamentos de segurança, dois coletores se feriram com caco de vidro acondicionado de forma incorreta. O primeiro, no dia 27/12, no período da tarde, feriu o pé enquanto coletava o lixo no Jardim Ivone. O segundo, no dia 30/12, no período da manhã, cortou a mão enquanto coletava o lixo no Parque Jaraguá. Ambos passaram por atendimento médico, foram afastados do trabalho até que se recuperem e estejam aptos para exercerem a função novamente.
A EMDURB continua solicitando à população que embale corretamente o resíduo perfurocortante antes de descartar para a coleta. Desta forma, todo material com capacidade perfurocortante, sejam palitos de espetinhos de churrasco, latas de alumínio, lâminas, agulhas ou vidros quebrados, devem ser acondicionados em jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se desfaça. Em 2023, foram registrados 10 (dez) acidentes com material perfurocortante. Já em 2024, foram registrados 09 (nove), até o momento.