Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Cerca de 200 indígenas da região de Bauru fecharam uma vicinal da rodovia Marechal Rondon (SP-300), em protesto pacífico contra a votação do Projeto de Lei 490, conhecido como PL do Marco Temporal. A proposta tramita na Câmara Federal. A manifestação ocorreu na manhã desta terça-feira, na estrada Avaí-Duartina, pista que corta a terra indígena de Araribá.
Assim como na região, indígenas de todo país saíram pelas ruas contra o Marco Temporal, que determina a demarcação das terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Caso a lei seja aprovada, novos pedidos que não tiverem essa comprovação serão negados.
Para o cacique Chicão Terena, um dos líderes do movimento da região, o Marco Temporal é um retrocesso nos direitos dos povos originários.
A manifestação indígena que ocorreu em Araribá foi liberada no início da tarde desta terça-feira, sem conflitos, segundo a Polícia Militar. Porém, indígenas guaranis que bloquearam trecho da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, foram dispersados pela Tropa de Choque, que usou bombas de efeito moral e jatos d’água.