Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As dificuldades enfrentadas pela área de saúde nos municípios poderiam ser menores, caso o atendimento primário fosse ampliado pelas cidades. Recentemente, a 94 divulgou estudos da Organização Pan-Americana de Saúde, que considera que a atenção primária à saúde, é capaz de atender de 80% a 90% das necessidades de saúde do indivíduo ao longo da vida.
Nos últimos dias, a redação da 94 recebeu várias reclamações quanto a falta de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na região do Vargem Limpa. Quando da discussão do projeto para construção das quase 1.500 casas, ainda em 2018, uma das contrapartidas exigidas pelo Conselho do Município, era para se construir uma UBS no bairro. A reportagem procurou o presidente do Conselho do Município à época, Raeder Puliesi, que falou sobre essa contrapartida.
No processo de aprovação final do ‘Vargem Limpa’, assinado em 18 de abril de 2019, uma das contrapartidas na área da saúde, era a construção de uma Unidade Básica de Saúde com 415m² de área. Em 4 de novembro de 2021, foi assinado um aditivo ao EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), reduzindo a área da Unidade de Saúde, a ser construída, de 415 para 328m². Ainda no aditivo, consta que a obra deveria ser executada até o dia 30 de abril.
Atual vice-presidente do Conselho do Município, Willian dos Santos Menezes afirmou à 94FM que o órgão irá protocolar nesta sexta-feira junto à Seplan, ofício cobrando que medidas sejam tomadas, incluindo que a seguradora seja acionada para a execução do contrato.
Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria da Saúde, deverá iniciar a construção da Unidade Básica de Saúde no Vargem Limpa ainda neste primeiro semestre. A obra será contrapartida de empreendimentos residenciais que estão sendo construídos naquela região.
Na próxima segunda-feira, dia 8, será realizada uma reunião da atual gestão do Conselho do Município, onde o assunto estará em discussão.