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Vereador Fabiano Mariano pediu ao DAE, que facilite o recálculo de contas de água, nas regiões localizadas na área de rodízio de abastecimento, pela autarquia.
Segundo o parlamentar, o atual formato, pune demais o consumidor, pois além de não ter água todos os dias, o DAE cobra pelo ar, na conta. Para Mariano, a burocracia atual precisa ser evitada.
Já o vereador Guilherme Berriel foi além. O parlamentar disse que esse é um problema simples de se resolver, com a instação de uma válvula de retenção. Na tribuna da Câmara. Berriel afirmou que o DAE injeta ar na rede, para evitar a perda de faturamento com a falta de água.
Em nota, o Departamento de Água e Esgoto de Bauru ‘esclarece que as recentes alegações sobre a injeção proposital de ar na rede de abastecimento, com o objetivo de aumentar o consumo e, consequentemente, a receita da autarquia, são completamente infundadas. A presença de ar na tubulação, especialmente após interrupções no fornecimento de água, é um fenômeno comum em diversos municípios, inclusive em Bauru, devido à sua topografia acidentada. As interrupções no abastecimento podem levar ao esvaziamento da rede, e quando o fornecimento é retomado, a variação de pressão pode provocar a eliminação do ar presente na tubulação. O DAE monitora ativamente essas situações e implementa soluções técnicas para minimizar o problema, como a instalação de válvulas ventosas nas grandes adutoras e a setorização dos setores de abastecimento e distribuição, sempre considerando particularidades topográficas de Bauru e a estrutura da rede de água. Reforçamos que a instalação de dispositivos eliminadores de ar por parte dos consumidores não é regulamentada nem autorizada por nenhum órgão competente, incluindo o Inmetro, a ABNT e agências reguladoras. Tais equipamentos não possuem eficácia comprovada e podem inclusive comprometer a qualidade da água e a saúde dos usuários. O DAE alerta ainda que o principal causador de aumento desproporcional na conta de água é o vazamento interno no imóvel, que representa 80% dos processos de análise de conta. Em caso de suspeita de vazamento, o consumidor deve providenciar o conserto imediatamente e, com a apresentação de fotografias e notas fiscais dos serviços, solicitar a análise da conta ao DAE em até 30 dias de seu recebimento, através do Poupatempo ou do e-mail analiseconta@daebauru.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, o consumidor pode acessar o site daebauru.sp.gov.br ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Público, através do telefone 0800 77 10195’.