O que pode um Presidente da República?

Por on 15 de abril de 2019

O Mercado enviou ao presidente da república seu mais duro recado desde que Jair Bolsonaro tomou posse. Ao interferir no aumento do diesel, determinando uma suspensão de reajuste que já estava anunciado, Bolsonaro ficou ciente do que pode e do que não pode fazer para continuar com o apoio que recebe desde o período pré-eleitoral, quando a bolsa de valores subia ao mesmo tempo em que seus índices nas pesquisas também estavam em alta. Desta vez, o ato do governante fez os números da bolsa despencarem na sexta-feira, puxados pelo tombo de R$32 bilhões da Petrobras.

No exterior, o Posto Ipiranga do presidente se referiu a ele como se suas decisões, por mais que desagradassem o mercado poderiam ser contornadas. Algo a se acompanhar de perto. Mais um recado do ministro que já ameaçou cair fora se as reformas não avançarem por falta de apoio político no Congresso. A questão que deve estar tirando o sono do presidente depois destes três primeiros meses é: Teria a pressão do mercado e os acionistas da Petrobras mais poder do que os milhões de votos que recebeu?

Não teria o presidente, legitimidade para questionar o sistema de formação dos preços de uma empresa da qual é acionista majoritário e cujos aumentos diários impactam a vida de milhões de brasileiros? Aguardemos as respostas. Para Bolsonaro, a verdade que vai ficando cada vez mais cristalina é que o Presidente da República pode muito. Mas não pode tudo. Oremos.

Foto: Reprodução/ Internet


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background