Oitavo Festinbau tem início neste sábado

Por on 9 de novembro de 2019

Bauru recebe a oitava edição do Festival de Teatro Independente de Bauru (Festinbau), entre os dias 9 e 17 de novembro. As atividades têm início neste sábado (9), na Casa de Cultura Celina Neves.

A programação conta com a residência artística do Coletivo da Casa, três espetáculos convidados, oficinas, Mostra de Cenas Curtas, roda de conversa, exposição, performance e apresentações artísticas.

A oitava edição do FestinBau é viabilizada através do Programa de Estímulo a Cultura de Bauru. A realização é da Casa de Cultura Celina Neves e da ATB (Associação de Teatro de Bauru e Região). O evento tem apoio do Ville Lounge Bar & Restaurante, Restaurante Tayu, Woki Sushi, Bar da Rosa, Aprezzi Pizza Bar, Little Vegan Store, O Artesão – Gelateria Creativa, João do Pó – Café Artesanal, Vovó Formiga Bolos Caseiros, Praça Brasil Salgados, Confiança Supermercados e FourC Bilingual Academy.

Confira a programação do 8º Festinbau

09 DE NOVEMBRO

Atividade: HABITAR (residência artística)
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 14h
Resumo: O Coletivo da Casa propõe uma residência artística ao longo dos nove dias de Festival, com o objetivo de dar início a um experimento cênico. O ponto de partida dessa criação é a pergunta que (des)norteia a oitava edição do FestinBau: “Porque ainda fazemos arte?”. O resultado dessa ação será partilhado no encerramento.

Atividade: Ponto de Encontro
Local: Espaço Criasom
Horário: 20h
Resumo: PONTO DE ENCONTRO é uma ação artística-afetiva bimestral que propõe a construção de espaços (poéticos) de arte, convivência, diálogos e trocas. Proposta em parceira com o Espaço Criasom – Gastronomia e Música.

10 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h

Atividade: Oficina – Caminhos entre nós
Local: Espaço Criasom
Horário: 14h
Resumo: A oficina “Caminhos Entre Nós” visa difundir a arte da performance, apresentando possíveis para criação pessoal utilizando de práticas corporais, improvisação com objetos e textos, afim de encontrar seu próprio lugar de fala.
Inscrição: carta de interesse (e-mail : [email protected]) | 15 vagas

Atividade: Chá das Minas
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 17h
Resumo: Um olhar afetivo sobre os encontros. Um espaço para diálogo e partilha de experiências sobre ser mulher.

11 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h

Atividade: ESPETÁCULO: ÍRIS – MEMÓRIA, solos Sinfonia do Adeus e Interior
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h30
Resumo: O espetáculo ÍRIS – MEMÓRIA é composto por dois solos, Sinfonia do Adeus e Interior. Sinfonia do Adeus é a história de um homem que em vida, amou demais. Já Interior é sobre um caixeiro-viajante que leva em suas malas muitas histórias e saudades. As apresentações são da Cia do Blefe, de Araçatuba.

12 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Horário: 9h
Local: Casa de Cultura Celina Neves

Atividade: Espetáculo: PRET(A) – Resquícios de uma mulher só
Local: Espaço Casulo
Horário: 15h
Resumo: Um espetáculo de contação de histórias. A apresentação aborda histórias inspiradas em 3 mulheres negras recolhidas do livro “Heroínas negras em 15 cordéis”, de Jarid Arraes, e contém 10 músicas cantadas em cena.
Elenco: Artista convidada | Thainara Pereira (Bauru – Londrina)
Contadora: Thainara Pereira
Dramaturgia: Raquel Sant’Anna
Orientação Musical: Paulo Vitor Poloni
Orientação Cênica: Vanessa Nakadomari
Preparação Corporal: Náthali Abatti

Atividade: Performance e Exposição – Por Elas
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 19h
Resumo: O projeto Por Elas nasceu do encontro de duas mulheres artistas que investigam suas ancestralidades por meio da performance art e fotografia. Nessa pesquisa são unidas duas ações, “Fetto in Casa”, de Náthali Abatti e “Hábito”, de Thainara Pereira, na busca de explorar o discurso da feminilidade e sua presença na cultura e sociedade contemporânea. O intuito deste trabalho e consiste em representar o ato de ser mulher, utilizando da fotografia e da ação performativa, na busca de dialogar com os espectadores sobre a representatividade da mulher.

13 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h

Atividade: Espetáculo: “AS PRESEPADAS DE DAMIÃO – de como fez fortuna, venceu o diabo e enganou a morte com as graças de Jesus Cristo”
Local: Feira do Vitória Régia
Horário: 20h
Resumo: Comédia de rua baseada em contos populares de enganar a morte. Na trama, Damião tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes – Jesus Cristo e Maria. Em agradecimento a sua hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas, ao impedir que a Morte cumpra sua sentença. Através da interpretação de matrizes estéticas da cultura popular brasileira, encontradas no Maracatu, no Cavalo-Marinho e na Folia de Reis, a trupe narra a saga desse anti-herói, símbolo de todos sobreviventes de nosso país que, dia após dia, enganam a morte à sua própria maneira.
Equipe: Direção: Mario Santana
Dramaturgia e trilha sonora original: Damião e Cia de Teatro
Figurino: Antonio Apolinário
Maquiagem: Ricardo Ikier
Elenco: Bruna Recchia, Lara Prado, Lucas Marcondes, Fernanda Jannuzzelli, Rodrigo Nasser e Virgílio Guasco

14 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Local: Casa de Cultura Celina Neves

Atividade: Oficina de teatro
Local: Casa de Dança Tobias Terceiro
Horário: 114h
Resumo: O processo criativo e investigativo do Coletivo da Casa é pautado no jogo e nas relações que emergem a partir dele. Como vivência e como poética, jogar é estimulo para ampliar os sentidos e a percepção. É estar mais atento à presença do outro. É estimular a coragem, o risco, o contato pessoal, a sensibilidade e o olhar. A oficina é um convite para ampliarmos nosso olhar e escuta.

Atividade: Ateliê de Sonoridades
Local: Espaço Criasom
Horário: 20h
Resumo: Um espaço-convite para a galera da música partilhar seu som autoral e contribuir para a criação da ambientação sonora do novo experimento cênico do Coletivo da Casa.
Inscrição: Carta de interesse (e-mail : [email protected]) – 20 vagas

15 DE NOVEMBRO

Atividade: Habitar
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h

Atividade: Oficina de criação de figurino
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 14h
Resumo: A oficina tem como objetivo dar aos participantes noções práticas do processo de pesquisa, criação, concepção e produção de figurinos para teatro, a partir do conceito sustentável, nesse caso todo material usado será feito de materiais de uso reciclável e roupas de “segunda mão” (brechó). Durante a oficina os participantes irão criar propostas de figurinos/personagens a partir de textos, propostas cênicas e descrições de personagens.

Atividade: Mostra de cenas curtas
Local: Casa do Circo
Horário: 19h
Resumo: A Mostra conta com apresentações artísticas (teatro, dança, circo e performance) com duração entre 5 e 12 minutos.

16 DE NOVEMBRO

Atividade: Oficina – Cartografia da Palavra
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h
Resumo: A oficina abordará possibilidades cênicas de atuação, tendo como eixo a experimentação a partir da palavra. Com base na ideia do texto como cartografia, serão investigados caminhos para criações cênicas individuais, através de exercícios de percepção vocal e jogos criativos com fragmentos de textos. Os artistas-atuantes irão elaborar gestos e imagens particulares, criando breves composições cênicas a serem partilhadas ao fim do encontro.
Inscrições: carta de interesse (e-mail : [email protected]) – 15 vagas

Atividade: Debate sobre as cenas curtas do dia 15/11
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 14h

Atividade: Mostra de cenas curtas
Local: Casa do Circo
Horário: 19h

17 DE NOVEMBRO

Atividade: Café com teatro
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 9h
Resumo:Um café da manhã com conteúdo teatral. Uma aula-vivência que vai transitar entre teoria e prática. Entre História e Teatro. Entre Brasil, Bauru e Casa de Cultura. Entre diálogo e silêncio. Um convite para saber mais da História, para ouvir histórias e compor outras tantas. Um momento de encontro. Homenagem. Memória.
Inscrições: carta de interesse (e-mail : [email protected]) – 20 vagas

Atividade: Todo carnaval tem seu fim…
Local: Acesso popular
Horário: 16h30
Resumo: O encerramento do FestinBau é um convite para habitarmos mais espaços culturais – e independentes – da nossa cidade, para estarmos mais próximos, atentos e fortes.

SERVIÇO

CASA DE CULTURA CELINA NEVES: Rua Gerson França 6-66

CASA DO CIRCO: Rua Azarias Leite 17-48

CASA DE DANÇA TOBIAS TERCEIRO: Rua Pedro Fernandes 9-05

CENTRO CULTURAL ACESSO POPULAR: Rua São Gonçalo 4-81

ESPAÇO CRIASOM: Rua Célio Daibem 11-12

ESPAÇO CASULO: Rua Sebastião Q-1 (ao lado do nº 1-96)

PARQUE VITÓRIA RÉGIA: Av. Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil

TEATRO MUNICIPAL DE BAURU: Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro

INFORMAÇÕES: [email protected]


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background