Outubro Rosa e Novembro Azul: Vamos aprender com elas

Por on 7 de outubro de 2019

Estamos vivendo ainda o início do mês de outubro, do outubro rosa e toda a movimentação em relação ao Câncer de Mama e sem nenhuma dúvida já é possível afirmar que novamente será um sucesso.

Pelo trabalho das Amigas do Peito, pelo engajamento da imprensa e dos segmentos médicos e das mulheres de uma forma geral é possível ter essa certeza. Confesso que já faz algum tempo que me bate uma espécie de inveja boa dessa capacidade das mulheres que encaram os cuidados com a saúde de maneira natural. Incluo aí as questões ligadas ao Câncer de Mama e de Cólo do Útero, dois dos que mais atingem as mulheres.

O sucesso das campanhas e sobretudo dos cuidados que vemos nas mulheres, certamente está ligado à educação que as meninas recebem desde cedo de suas mães. Talvez por isso, o novembro azul e as questões ligadas ao Câncer de Próstata ainda venham carregadas de tanto preconceito por parte dos homens.

Nossos pais não nos ensinaram a lidar com a questão de forma natural e em função disso, muitos ainda se afastam dos exames, correndo risco de desenvolver a doença e só descobri-la tarde demais. Verdade que nos últimos tempos o assunto vem sendo abordado de maneira mais constante e até mais leve. Mesmo assim, estamos anos-luz atrás das mulheres no quesito assiduidade e compromisso com a nossa saúde.

Gostaria de ver as brincadeiras com o exame de toque derrubando preconceitos e barreiras que ajudassem a reduzir o número de casos de câncer de pênis e de testículos. Isso mesmo, não é apenas o câncer de próstata que deve nos preocupar. Prestemos mais atenção ao trabalho das mulheres e sua preocupação com a saúde. Quem sabe a gente aprende.

Fonte: Reprodução/ Internet


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background