Parlamento britânico vota acordo do Brexit em sessão extraordinária no ‘supersábado’

Por on 19 de outubro de 2019

Parlamentares do Reino Unido se reúnem em sessão extraordinária neste sábado (19) para decidir se aceitam ou rejeitam o acordo sobre o Brexit que o primeiro-ministro Boris Johnson acertou com lideranças da União Europeia.

Como o prazo para o Reino Unido se retirar do bloco se aproxima – o Brexit está previsto para 31 de outubro – e há expectativa para saber se o governo britânico conseguirá, enfim, deixar a União Europeia com um bloco, a imprensa local chama este dia de “supersábado”. Aliás, será a primeira sessão em um sábado desde a Guerra das Malvinas, em 3 de abril de 1982.

Se o Parlamento não aprovar o acordo, o Reino Unido pode se ver diante de mais um impasse sobre o Brexit. Boris Johnson quer que o país deixe a União Europeia em 31 de outubro com ou sem acordo, mas os parlamentares aprovaram uma proposta que impede uma retirada sem um pacto com o bloco. Além disso, os líderes europeus não parecem dispostos a aceitar um novo adiamento.

Há um ano, a ex-primeira-ministra Theresa May chegou a fechar um acordo com os líderes europeus. O Parlamento, porém, rejeitou o texto mais de uma vez. O impasse sobre o Brexit acelerou a queda da ex-premiê, que pediu renúncia em maio.

Na hipótese mais agradável para o governo britânico, o Reino Unido deixa a União Europeia em 31 de outubro, como previsto. Segundo o jornal “The Guardian”, o tema continuará a dominar as discussões do Parlamento porque haverá pontos a serem definidos com o tempo – afinal, o acordo não contempla todas as controvérsias que podem ocorrer.

Outra possibilidade é de grupos oposicionistas aprovarem uma emenda para vincular a efetivação do acordo a um novo referendo. Assim, para que o texto tenha validade, os britânicos teriam de ir às urnas, mais uma vez, se essa medida for acatada pelos parlamentares – cenário menos provável segundo a imprensa local.

Fonte: G1

Foto: Tolga Akmen/AFP


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background