DAE assina nesta terça convênio com universidades para projeto pioneiro de águas subterrâneas
Escrito por Gabriel Pelosi em 04/04/2022
O Departamento de Água e Esgoto assina na próxima terça-feira o contrato de um projeto para estudo pioneiro de águas subterrâneas. O estudo envolve cerca de 42 profissionais de universidades nacionais e internacionais, instituições de pesquisa do governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Bauru e do DAE. O Projeto Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes, é o maior projeto de pesquisa em águas subterrâneas do estado de São Paulo e conta com financiamento da Fapesp e apoio das universidades brasileiras como a USP, Unicamp, Unesp e Unifesp, a canadense Waterloo e as japonesas Hiroshima e Okayama. O projeto também conta com o apoio de instituições do governo do Estado de São Paulo.
Com o uso de tecnologia inovadora e de baixo custo, os dados coletados servirão para estudar a disponibilidade hídrica da bacia do Batalha e dos aquíferos Bauru e Guarani. De acordo com Marcos Saraiva, presidente do DAE, o projeto terá duração de cinco anos com investimento de cerca de OITO MILHÕES DE REAIS.
Dentre as propostas do projeto estão criar um sistema inédito de abastecimento de água para a cidade ao incorporar ao abastecimento público, o uso de água superficial-subterrânea com poços às margens de rios e drenagens.
Leia mais:
André Cunha Em 04/04/2022 em 12:36
estão limpando e desassoreando a lagoa de capitação do Batalha ?