Prefeitura inaugura busto em homenagem a Zumbi dos Palmares

Por on 19 de maio de 2019

Na manhã deste sábado (18), a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou um busto em homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça da África. Conhecido por ser um líder quilombola, foi um dos principais representares da resistência negra à escravidão no Brasil. Zumbi dos Palmares foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo do período colonial. O prefeito Clodoaldo Gazzetta participou da solenidade de descerramento da placa de inauguração.

O busto em pedra ônix na cor preta foi confeccionado pelo escultor mineiro Claudiano Resende Mendonça e fixado na Praça África, localizada entre a avenida Nações Unidas e a Rua Júlio Prestes. “Tenho certeza que este busto representa a nossa história, a história dos nossos ancestrais. Quando as pessoas passarem por aqui, além de lembrarem da luta de Zumbi, vão saber também da luta do povo negro de Bauru, que ajudou na construção desta cidade”, afirmou o prefeito Clodoaldo Gazzetta durante a solenidade.

O evento contou também com a presença do vice-prefeito Toninho Gimenez, da primeira-dama e presidente do Fundo Social Lázara Gazzetta, do secretário de Cultura Luiz Ricardo Ferreira, do vereador Markinho Souza, do secretário do Meio Ambiente Sidnei Rodrigues, do secretário de Obras Ricardo Olivatto, do secretário de Esporte e Lazer Alexandre Zwicker, do presidente do DAE Eliseu Areco Neto, demais servidores públicos municipais e ainda representantes de entidades e sociedade civil. “Quero agradecer a todos que contribuíram com esta homenagem, as secretarias envolvidas e ao Conselho da Comunidade Negra de Bauru”, agradece Gazzetta.

O prefeito de Bauru também ressaltou a importância do povo negro na construção do Brasil. “Durante um período da minha vida, eu convivi com as comunidades quilombolas. Trabalhei com eles no Vale do Ribeira e conheço a realidade desse povo sofrido, que por muito tempo teve uma história muito triste no país, e agora está reconstruindo essa história, mostrando que o povo negro ajudou a construir as bases e a fundamentar a criação do país chamado Brasil”, afirma.

Foto: Divulgação

Para a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Greice Luiz, o busto de Zumbi dos Palmares é muito importante para a cidade. “Por meio dele, temos a oportunidade de representar a luta contra o racismo. O busto é uma caminhada para outras atividades e oportunidades para trabalharmos a ancestralidade, a história e a cultura da população negra, tornando-se importante para crianças e adultos viverem em uma cidade melhor”.


Comentários

Escreva um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*



Current track
Title
Artist

Background